Arcebispo Welby no Brasil: pastoral e diplomacia

ieab_welby_sagracao

Antonio Carlos Ribeiro

A presença do Arcebispo da Cantuária, Rev. Justin Welby, no Brasil tem dois elementos fundamentais. O primeiro é que ele é o líder espiritual – ainda que num plano simbólico – da comunhão anglicana mundial. Isso significa que Cantuária reconhece, valoriza e deseja contar com a participação da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) na comunhão anglicana mundial.

Sua preocupação pastoral aparece na decisão, tomada desde que assumiu a Sé em março de 2013, de realizar visitas às Igrejas Anglicanas em vários países, com o objetivo de conhecer, aprofundar a comunhão e estabelecer uma sintonia com o Bispo(a) Primaz destas igrejas. No Brasil ele se reunirá com o Bispo Francisco de Assis da Silva, Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), única autoridade espiritual e legal em nosso país que mantem relações com a Igreja da Inglaterra e a Comunhão Anglicana.

No Brasil a Comunhão Anglicana é representada pela Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e, em São Paulo, através da Diocese Anglicana de São Paulo, pastoreada por Dom Flávio Irala.

O segundo elemento importante na visita do Arcebispo Welby é sua condição de líder espiritual de 85 milhões de fiéis da Comunhão Anglicana mundial, que integra 43 Províncias Eclesiásticas em mais de 165 países. Cabe-lhe a liderança pastoral da Igreja da Inglaterra e da Diocese de Cantuária. Por isso, sua visita pastoral tem caráter diplomático e político, já que a Igreja da Inglaterra é uma das responsáveis legais pela sustentação política do Reino Unido.

Este fato o incumbe de exercer papéis importantes para a Inglaterra, como a função oficial central nas cerimônias do Reino Unido – como a Coroação e o Casamento de membros da Família Real – assim como, em função do cargo, tem assento na Câmara dos Lordes e, no caso de uma visita oficial, assume uma essência diplomática, uma vez que pelo cargo está previsto na ordem de precedência do Reino Unido, integrando a hierarquia sequencial ou ordem de sucessão, podendo até mesmo substituir o chefe de Estado em determinados casos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *