Cristãos do Egito perdoam terroristas: “estamos orando por você”

 

Apesar de toda dor e sofrimento causados pelos atentados no primeiro dia das comemorações da Semana Santa, os cristãos coptas do Egito estão buscando maneiras de lidar com a perseguição. Jihadistas ligados ao Estado Islâmico cometeram dois ataques a bomba em igrejas lotadas durante os cultos do Domingo de Ramos.

Ainda que algumas igrejas tenham decidido cancelar as comemorações de Páscoa, temendo mais ataques, um vídeo mostrando centenas de cristãos do lado de fora de uma igreja declarando com entusiasmo o Credo Niceno em árabe viralizou nas redes sociais.

David Curry, CEO e presidente da Portas Abertas dos EUA, organização que defende a igreja perseguida em todo o mundo, disse ao The Christian Post que, para os cristãos egípcios é tempo de reafirmar sua fé.

“Os coptas são um grupo inspirador, que tem estado sob imensa pressão e mesmo assim eles permanecem fortes, realmente mostrando o amor de Jesus”, disse Curry, observando que o vídeo é prova como eles “estão determinados a comemorar a Semana Santa, celebrar a Páscoa e manter o foco em Jesus”.

O presidente de Portas Abertas relata que a violência dos extremistas faz com que uma percentagem dos muçulmanos egípcios questionem a sua fé. “Muitos muçulmanos moderados estão vendo essa tendência e se perguntando: ‘É isso realmente o que devemos fazer?’ Eles estão questionando sua herança”, relata Curry. “Algumas pessoas estão buscando conhecer a Jesus”.

A onda de violência e as ameaças dos extremistas também está mexendo com outros grupos cristãos do país, como os ortodoxos e católicos. “Porque, em última análise, a força espiritual que vem de Jesus é a única coisa que irá ajudá-lo em momentos de tragédia como esta, não suas tradições nem seus rituais”, enfatiza.

Perdão

Outro vídeo que está fazendo a diferença no Egito nesse momento é o sermão de um líder copta que falou sobre amor e perdão cristão um dia após terem explodido as bombas que mataram dezenas de cristãos.

https://www.facebook.com/ocatequista/videos/1405210792832441/

Boules George, líder da Igreja de São Marcos, no Cairo, mandou um recado aos radicais islâmicos. Além de mencionar que as igrejas estão cheias desde os atentados, também disse aos terroristas que eles eram amados pelos cristãos por que Jesus ordena que eles amem os seus inimigos.

“A primeira coisa que diremos é” Muito obrigado”. Você não vai acreditar quando eu digo isso, afirmou o padre Boules. “Sabe por que lhe agradecemos? Eu vou te dizer. Você não vai entender, mas por favor acredite em nós. Você nos permitiu morrer a mesma morte que Cristo e esta é a maior honra que poderíamos ter. Cristo foi crucificado e esta é a nossa fé. Ele morreu e esta é a nossa fé. Você nos deu a oportunidade de morrer então agradecemos porque encurtou a viagem para alguns de nós. Obrigado por nos ajudar a alcançar nosso objetivo de estar com o Senhor”, insistiu o líder religioso.

Em seguida, afirmou que muitas pessoas que estavam afastadas da igreja retornaram e em alguns cultos as igrejas estão mais cheias que nunca.

“A segunda parte da mensagem que queremos enviar é que nós amamos vocês. Isso, infelizmente, vocês não vão entender mesmo. Mas esse também é um ensinamento do nosso Cristo. Quero lhe falar sobre o nosso Cristo, como ele é maravilhoso. Veja o que Cristo disse: Se você ama aqueles que amam você, você há nenhum lucro ou recompensa. Mas se amarem aqueles que vos odeiam, que grande recompensa tereis. Eu vos digo: Amai os vossos inimigos” (Mateus 5:46, 44).

Finalizou dizendo : “Este é o ensinamento de nosso Deus, então eu vou te amar, não importa o que vocês façam comigo. E quero dizer uma última coisa: estamos orando por vocês. Porque aquele que nos disse para amá-los, também nos disse para “abençoem aqueles que o amaldiçoam … e orem pelos que os maltratam” (Mateus 5:44)”

www.noticias.gospelprime.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *