Mudanças climáticas pautarão discussões na Lambeth Conference

Mudanças climáticas (Reprodução)

Em um vídeo gravado para uma recente conferência ambiental Anglicana, o Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, transmitiu uma mensagem contundente sobre a importância da Igreja responder às mudanças climáticas.

No vídeo, o Arcebispo diz que as mudanças climáticas serão “uma parte central” das discussões da Lambeth Conference em 2020.

O tópico é um dos inúmeros assuntos de preocupação global que serão explorados na Conferência de Bispos(as) Anglicanos(as) de Lambeth (Lambeth Conference), a realizar-se no próximo ano em Canterbury.

Os comentários do Arcebispo foram feitos em uma mensagem de boa vontade compartilhada com os delegados presentes na conferência MOANA – Water of Life (“MOANA – Água da Vida”) em Lincoln (Reino Unido) no mês passado.

Organizada pela Diocese de Lincoln e pela Universidade de Lincoln, a conferência reuniu membros religiosos e da comunidade científica para discutir maneiras de cuidar do meio ambiente. Delegados vindos da Califórnia, Polinésia, Nova Zelândia e Lincoln participaram do evento. Os desafios do aumento do nível do mar e das diminuições no reservatórios de água apresentam sérias implicações em muitos desses locais.

No vídeo, o Arcebispo de Canterbury faz referência a um comentário feito durante uma visita oficial a Fiji no ano passado. Na visita, o Arcebispo ouviu o seguinte: ‘Para vocês, europeus, o clima é um problema para o futuro. Para nós, é uma questão de sobrevivência diária’.

Fiji, como muitas das ilhas do Pacífico Sul, é um dos menores contribuintes para as emissões globais de carbono, mas enfrenta algumas das consequências mais devastadoras dos eventos climáticos extremos. O país enfrenta ciclones regulares, causando morte, destruição, deslocamento de pessoas e dificuldades econômicas.

A conferência MOANA foi aberta por uma delegação da Polinésia, incluindo o Arcebispo-eleito Fereimi Cama. Como parte da Comunhão Anglicana, a Polinésia e a Diocese de Lincoln criaram uma Parceria de Companheirismo, uma iniciativa que promove o diálogo contínuo, a criação de redes e o compartilhamento mútuo de recursos e experiências. Antes da Lambeth Conference, a Diocese de Lincoln receberá uma delegação da Polinésia como parte de uma iniciativa nacional de hospitalidade.

Mais tarde, no vídeo, o Arcebispo diz:

“Como Cristão, creio nas palavras do Salmo 24. ‘Do Senhor é a terra e a sua plenitude.’ Nós somos os guardiões da criação de Deus. É nosso dever sagrado proteger o mundo natural que recebemos tão generosamente, bem como nossos vizinhos ao redor do mundo que serão os primeiros e os mais afetados.”

“Responder às mudanças climáticas é uma parte essencial dessa responsabilidade. Fico constantemente inspirado e encorajado ao ouvir sobre as maneiras apaixonadas, criativas e comprometidas pelas quais indivíduos e igrejas estão vivendo sua fé e respondendo a esse chamado à ação.”

“Trabalhando para enfrentar as causas das mudanças climáticas e reduzir seus efeitos. Está acontecendo em toda a nossa Comunhão Anglicana global, e certamente será uma parte central de nossas conversas na Lambeth Conference do ano que vem.”

Em toda a Comunhão Anglicana, há uma ampla gama de atividades implementadas para mobilizar as pessoas e responder às mudanças climáticas. Isso inclui, entre outras, iniciativas como os Anglicanos Verdes, a Rede Ambiental da Comunhão Anglicana (ACEN), o grupo Eco-Bispos(as), a presença da Comunhão Anglicana na ONU e o trabalho da Aliança Anglicana.

Também foram emitidas resoluções do Conselho Consultivo Anglicano (ACC) sobre o meio ambiente. As medidas aprovadas na ACC-17 em Hong Kong no início deste ano incluíram: reconhecimento da emergência climática global; incentivo para que a Comunhão venha a ‘sustentar e renovar a vida da terra’; promoção de um dia de arrependimento público durante a temporada da criação; desenvolvimento de planos de ação para uma vida sustentável; e realização de conferências de planejamento estratégico com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as mudanças climáticas. Leia as resoluções na íntegra no site da Comunhão Anglicana.

Ainda há muito a ser feito. Neste sentido, as oportunidades oferecidas pela Lambeth Conference serão de grande importância.

Fonte: Lambeth Conference

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *