Batistas debatem o Golpe, 50 anos depois

ALC

Rio de Janeiro – A Aliança de Batistas do Brasil (ABB) se reuniu em assembleia nos dias 15 e 16 de Agosto para debater o tema “Brasil, violência e ditadura: A Igreja 50 anos depois do Golpe”. Os representantes das igrejas discutiram as estruturas da violência no Brasil e suas relações com o golpe de Estado de 1964.

Para assessorar o encontro, foram convidados Anivaldo Padilha, Eliana Rolemberg, Jorge Pinheiro, Clemir Fernandes, Ivanir Santos e Andreá Laís, líderes religiosos conhecidos por sua resistência ao golpe. O tema foi tratado a partir de duas mesas temáticas, “Brasil: 50 anos depois do Golpe” e “Brasil: 50 anos depois do Golpe”.

A primeira, relembrou a relação das igrejas com o Golpe Militar, demonstrando que haviam cristãos dos dois lados: apoiando e lutando contra o regime militar, sendo que estes foram muitas vezes denunciados ao regime ditatorial por suas próprias igrejas.

Já a segunda mesa buscou dar conta do cenário atual, percebendo como a violência estatal, que aparece de forma mais visível no aparato policial, continua a fazer vítimas, sobretudo entre jovens negros de periferia, o que se constitui num verdadeiro genocídio contra essa população, quadro diante do qual as igrejas tradicionais são apáticas, preocupadas com seu crescimento numérico.

Além da discussão temática, a assembleia elegeu sua nova diretoria, liderada pelo Pr. Joel Zeferino, da Igreja Batista Nazareth, em Salvador (BA), cidade que sediará a próxima Assembleia Geral da ABB, em 2016.

A ABB reconhece o cenário religioso brasileiro, com o ressurgimento do fundamentalismo por um lado, e da instrumentalização da religião para fins econômicos e políticos, por outro. Reafirma sua identidade batista, seu caráter ecumênico e sua busca pelo diálogo inter-religioso, celebrando a vida, o respeito as diferenças e o compromisso de lutar por justiça para os oprimidos, mesmo ao custo de incompreensões e oposições.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *