Morre o teólogo Wolfhart Pannenberg

Pannenberg

ALC

Wolfhart Pannenberg, o brilhante teólogo protestante alemão, morreu no dia 4 de Setembro, na Baviera, aos 85 anos. Nascido em Stettin, hoje Polônia, consagrou-se como professor de teologia nas Universidades de Wuppertal (1958-1961), Mainz (1961-1967) e partir deste ano em Munique até sua aposentadoria em 1994. Foi professor visitante nas universidades de Harvard, Chicago e Claremont. Em Munique, ele fundou o Instituto de Teologia Fundamental e Ecumenismo para promover o diálogo com a teologia católica.

Estudou filosofia em Berlim e Göttingen (Alemanha). Em Basel (Suíça) estudou com Karl Barth e Karl Jaspers. Professor de Teologia Sistemática em Wuppertal, Mainz e Munique, se tornou conhecido pela oposição à desmitologização de Bultmann, seu professor, afirmando que a revelação e a história são categorias teológicas significativas e que a ressurreição de Jesus é o eixo em torno do qual o cristianismo gira.

Foi anfitrião do Círculo de Teologia de Heidelberg, orientado para o estudo de problemas históricos, porque “a compreensão da revelação que se parece contrária ao conhecimento natural suscita o perigo de confundir a revelação histórica com um tipo de sabedoria oculta, um misterioso gnosticismo, que tem promovido quedas no pensamento religioso moderno”.

Pannenberg se distanciou da tradição fideísta luterana pela importância que esta concede ao lugar da razão na teologia, contra teólogos como Paul Althaus. A posição da razão na teologia faz com que esta seja vista como uma ciência, recuperando assim a grande tradição da Idade Média, que julgava natural que a teologia fosse a ciência por excelência.

Para ele, a teologia não pode ser ciência, no sentido moderno da física-matemática, mas sim como ciência humano ou do espírito. E é tão rigorosa e exigente em seu método como as ciências naturais. Deus, objeto do discurso teológico, é “a realidade que determina tudo” e nenhuma ciência pode ficar indiferente a essa “chave do real e do ser”.

Entre os muitos livros de Pannenberg estão Teologia e Reino de Deus; Fundamentos de Cristologia; A fé dos apóstolos; Questões fundamentais de Teologia Sistemática; Teoria da Ciência e da Teologia; Ética e Eclesiologia; Teologia Sistemática I-II, III; Antropologia em Perspectiva Teológica; O homem como problema e O destino do homem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *