Bispos anglicanos divulgam orientação para as eleições

ALC

Porto Alegre – A Câmara dos Bispos da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) divulgou carta pastoral orientando o rebanho anglicano sobre o processo eleitoral em andamento. O documento é assinado pelo Bispo Primaz, Dom Francisco de Assis da Silva.

O texto observa que este processo eleitoral escolherá mandatários para governos estaduais e federal e representantes para as AssembleiasLegislativas, o Senado da República e a Câmara dos Deputados, observando que esse direito voltou a ser exercido em 1985, com o fim da ditadura militar, pelo que “devemos manter vivo em nossa memória o custo dessa conquista e o valor das liberdades civis e políticas”.

Os bispos anglicanos enfatizam o primado do “exercício da liberdade de escolha” e da “avaliação das opções disponíveis”. E denunciam que o desencanto com a política vira cinismo, usado para levar as pessoas a suspenderem “sua capacidade de julgamento da realidade e passam a acreditar que ninguém tem autoridade moral para liderar politicamente”.

Por isso, orienta os fiéis a agirem com responsabilidade e de forma íntegra, a serem tolerantes com a realidade plural e suas diversas percepções. Afirma a fé no Deus de amor e justiça e encoraja ‘nossos irmãos e irmãs a se colocarem em reflexão e escuta da voz de Deus nesse momento, para discernirem o que lhes pareça melhor para sua comunidade local e para nosso país”.

E conclui orientando a “apostarmos em projetos para o país, em transformações que beneficiem a maioria do povo, em políticas e leis que façam avançar as causas da justiça, da igualdade e da liberdade”.

Leia a íntegra do documento em: http://sn.ieab.org.br/2014/09/16/carta-pastoral-da-camara-dos-bispos-sobre-as-eleicoes-2014/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *