Milhares de pessoas pedem o fim da intolerância religiosa

7caminhada_contra_intolerancia_religiosa_2014.04

ALC

Rio de Janeiro – Mais de 7.000 pessoas caminham pela avenida Atlântica, em Copacabana, pedindo o fim da intolerância religiosa. Representando diferentes credos, a Sétima Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, ocorrida no dia 21, deu visibilidade ao grito da sociedade pedindo o fim da intolerância religiosa.

O evento reuniu representantes candomblecistas, umbandistas, espíritas, judeus, católicos, muçulmanos, evangélicos e de outros grupos religiosos. As pessoas pediam que a sociedade liderasse o combate à intolerância religiosa, que se mostra através de ofensas e ataques a templos em diversas regiões do país, especialmente contra as religiões de matriz africana.

O Conselho de Igrejas Cristãs do Estado do Rio de Janeiro (CONIC-Rio) manifestou a intenção de agir na reconstrução dos terreiros atacados. “Precisamos ter um contratestemunho direcionado a uma ação tão poderosa quanto essa destruição. Queremos mostrar que essas atitudes, que são dadas como um comportamento cristão, não nos representa”, disse a Pª Lusmarina Campos Garcia, sua presidente.

7caminhada_contra_intolerancia_religiosa_2014.16

O babalawo Ivanir dos Santos, interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) que promoveu a passeata, enfatizou que o Brasil precisa tratar todas as religiões da mesma maneira e avançar no combate ao ódio religioso. “Temos um Plano Nacional de Combate à Intolerância Religiosa que foi entregue ao governo Lula e ainda não aconteceu”, cobrou à ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, presente no evento.

A ministra ouviu as palavras do líder religioso, afirmou que ele tinha razão nas reivindicações. “Temos um débito com a sociedade sobre esses aspectos. Temos a diretriz para combater a intolerância no nosso Plano Nacional de Direitos Humanos, mas só conseguimos efetivar o Comitê da Diversidade Religiosa este ano. E uma das principais tarefas é organizar e estimular a criação de comitês nos estados, porque a questão da segurança é prerrogativa deles”, destacou a ministra.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *