Relato sobre minha participação na reunião do grupo de referência sobre a peregrinação de justiça e paz do conselho mundial de igrejas

Reunion de referentes de Justicia y paz CMI

Magali do Nascimento Cunha

A convite do Secretário-Geral do Conselho Mundial de Igrejas Rev. Dr. Olav Fykse Tveit fui convidada para compor um Grupo de Referência (linguagem do CMI para “Comitê de Assessoria”) da Peregrinação de Justiça e Paz (PJP), formado por 22 pessoas vinculadas a igrejas-membros do CMI de todos os continentes, mais três observadores de outros grupos religiosos (um vinculado ao catolicismo romano, outro ao judaísmo e outro ao islamismo). Estas pessoas são consideradas especialistas em diferentes áreas que envolvem a PJP.

Fui convidada também para ser moderadora deste GR juntamente com um pastor da Igreja Menonita da Alemanha Rev. Fernando Enns.

O GR é acompanhado por um grupo formado por 17 membros do staff do CMI, vinculados aos diferentes programas e atividades.

A Assembleia do CMI em Busan/Coreia do Sul, em 2013, que teve como tema “Deus guia-nos à paz e a justiça” convidou “cristãos e pessoas de boa vontade em toda parte para se unir numa peregrinação de justiça e paz”. A partir das experiências em Busan, o CMI conclamou “todas as pessoas – jovens e idosas, mulheres e homens, pessoas com deficiência, pessoas de diferentes confissões de fé – a engajar seus dons dados por Deus na transformação de ações, juntos”. Este convite para uma peregrinação de justiça e paz foi dirigido primeiramente a todas “as igrejas-membros e todos os parceiros”, convidando-os a “caminhar juntos numa busca comum, renovando nossa vocação da Igreja por meio de engajamento colaborativo com as questões mais importantes de justiça e paz, curando um mundo que está cheio de conflito, injustiça e dor”.

O GR foi formado a fim de contribuir com a PJP fornecendo assessoria quanto um processo e uma metodologia para o CMI a fim de que este ofereça de forma mais clara um papel de liderança na iniciativa, encorajando igrejas e parceiros ecumênicos a desenvolver mais reflexões sobre a PJP. O GR o ainda deve ajudar na construção de um processo de estudo teológico e no fortalecimento da cooperação entre as igrejas-membros e parceiros ecumênicos, mais pessoas de boa vontade na realização de atividades em torno da PJP.

O GR deve reunir-se uma vez por ano para buscar atender a estes objetivos que lhe foram colocados. Em preparação para a primeira reunião, participei de três vídeo-conferências das quais participaram também o co-moderador e membros do staff do CMI.

A primeira reunião aconteceu de 22 a 25 de fevereiro, no Instituto Bossey (Genebra/Suíça). A intenção desta primeira reunião foi criar um ambiente de cooperação entre os membros do GR, construindo comunidade e laços de compromisso. Momentos de oração pela manhã e no final de cada dia contribuíram para isso, juntamente com estudos bíblicos sobre justiça e paz, facilitados pelo Rev. Jione Havea, da Igreja Metodista em Tonga.

A reunião também serviu para o GR estabelecer sua metodologia de trabalho, em especial no que diz respeito ao processo de estudo teológico que deve orientar o sentido de peregrinação, de justiça, de paz e dos envolvidos – igrejas, comunidade ecumênica e pessoas de boa-vontade. A dimensão inter-religiosa foi colocada como prioridade nesta reflexão.

O grupo tem noção de que a palavra “Peregrinação” tem um sentido teológico profundo mas não faz parte do vocabulário de muitas culturas cristãs. No nosso caso, evangélicos brasileiros não a utilizam, apesar de ser encontrada em hinos e livros, como clássico “O peregrino”, de John Bunyan, e a obra de Julio de Santa Ana, publicada pela Imprensa Metodista, “Pelas trilhas do mundo a caminho do Reino”. Fica o desafio da ressignificação do sentido da caminhada cristã, peregrina, com o desafio do tempo presente, de justiça e paz.

O GR espera contribuir com o CMI no seu processo de liderança para que comunidades ao redor do mundo realizem iniciativas bem como igrejas e organizações em nível nacional e internacional trabalhem por uma paz justa, com foco na economia pela vida, nas mudanças no clima, na construção não-violenta da paz e na reconciliação.

Em 19 de março haverá nova vídeo-conferências dos moderadores com o staff para uma avaliação da reunião e lista de tarefas decorrentes do que foi sugerido pelo GR.

Uma página no portal do website do CMI em espanhol  oferece informações sobre a iniciativa da PJP e materiais que podem ser utilizados pelas igrejas.

Imagem: Conselho Mundial de Igrejas

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *