Qual é o futuro da fé?

Dias, Cervantes-Ortiz y Boff (La Tribuna)

Dias, Cervantes-Ortiz y Boff (La Tribuna)

Jeniffer Trindade, A Tribuna-

Para teólogos e escritores, apesar do momento de violência e crise que o mundo vive, a fé da humanidade nunca vai acabar. Para o dicionário Aurélio, fé é a crença, o crédito ou a convicção da existência de algum fato ou coisa. Ela também é definida como fidelidade a compromisos e promessas.

O significado da palavra é fácilmente encontrado. Mas, em um mundo onde fatos absurdos acontec em, perder a fé pode ser algo que permeia o pensamento das pessoas. A Tribuna c o nve r s o u com especialistas na área e perguntou: Qual é o futuro da fé?

A resposta foi dada por escritores e nomes de peso da teologia: Leonardo Boff, Leopoldo Cervantes-Ortiz e Zwinglio Dias. “A fé não irá acabar, ela vai acompanhar a humanidade e todas as suas mudanças. Ter fé é uma aposta de que a vida é mais forte que a morte. Essa é uma aposta que fazemos e, como toda aposta, nós podemos perder ou ganhar”, afirmou o doutor em Teologia, filósofo e escritor Leonardo Boff.

Para Boff, o cenário mundial é de uma verdadeira crise. “Crise de civilização. Mas a crise purifica e vamos sair melhores,mas é uma travessia difícil. Isso tudo é para aprendermos a habitar o mundo e sermos benevolentes”, observou. O especialista finalizou dizendo que, mesmo sem saber, as pessoas têm fé. “A fé é essa aposta e engajamento que vai construindo e confirmando tudo. Isso é pertencente ao ser humano, mesmo que ele não diga isso. O fato de você sair de casa todos os dias e ter forças para lutar é ter fé”, afirmou.

Para o teólogo, professor de Ciência da Religião e pastor da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, Zwinglio Dias, o futuro da fé vai depender de como será o futuro da humanidade. “A direção e rumos que vamos seguir vão permitir essa realização plena. Nós temos de ter a esperança cristã de que o mundo vai transformar, apesar dos esforços de muitos para destruí-lo”.

Para o professor de Teologia e escritor mexicano Leopoldo Cervantes-Ortiz, a fé possibilita a reconstrução contínua da vida das pessoas. “A fé vai seguir futuramente mobilizando as pessoas e elas devem utilizar isso para mudar outras coisas no mundo”.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *