Fórum Inter-religioso e Ecumênico pela democracia, diversidade e direitos

IMG 59FB02 B09861 64040A 7F07C0 ACA954 E08346

Conic/Alc-

Por iniciativa do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC-RS) e da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), foi dado o primeiro passo para a criação do Fórum Inter-religioso e Ecumênico em Porto Alegre (RS), no dia 1º de junho, em um encontro que teve participação representativa e diversa. O fórum se propõe a ser um espaço livre e aberto para diálogo, reflexão e formação. Sua atuação vai se dar a partir de três eixos: Democracia, Diversidade e Direitos Humanos.

“Começamos a sonhar com esta proposta no Ato Inter-religioso e Ecumênico em Defesa da Democracia e Direitos, realizado no dia 14 de abril, em Porto Alegre”, disse o bispo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), presidente da Diretoria do CONIC/RS, Dom Humberto Maiztegui, na abertura do encontro. “É por isso que estamos aqui.” A secretária executiva da FLD, Cibele Kuss, pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), fez a acolhida, agradecendo pela resposta positiva ao convite.

Depois da apresentação individual, as pessoas dividiram-se em pequenos grupos, elencando suas expectativas em relação ao fórum, depois levadas à plenária: este deve ser plural, como também é a sociedade, deve ser um contraponto ao crescente conservadorismo no cenário religioso, comungar com as diferenças e cultivar o respeito, promover o diálogo, mas também garantir que ideias e ações tenham impacto para fora, na sociedade, construir uma caminhada conjunta entre as e os integrantes, criando vínculos de confiança e de participação política, entre diversas outras propostas .

Participaram do lançamento representantes de religião de matriz africana, de organizações cristãs, de entidades de ensino e de organizações da sociedade civil. Também estiveram presentes pessoas cidadãs, com interesse pela proposta.

A próxima reunião será no dia 30 de junho, às 18h30, novamente na sede da FLD, Rua Dr. Flores, 62, 9º andar, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Fonte: www.fld.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *