FOSPA: Aproximar culturas, quebrar o isolamento das lutas de resistência

Nicinha_Crédito_MAB

Nicinha_Crédito_MAB

Por Darlene Braga-

Com objetivo articular os movimentos sociais, comunidades tradicionais e povos originais dos nove países da Bacia Amazônica (Brasil, Equador, Venezuela, Bolívia, Republica Cooperativa das Guianas, Suriname, Colômbia, Peru e Guiana) foi criado oFórum Social Pan-Amazônico.O Fórum também tem como objetivo aproximar culturas, quebrar o isolamento das lutas de resistência, fortalecer o combate anti-imperialista, desenvolver a autonomia dos povos, promover a justiça social e ambiental, se opor aos modelos de desenvolvimento predatórios e nocivo aos povos que vivem na Pan-Amazônia além de discutir alternativas que construam a justiça e a igualdade social.

Os espaços dos Foruns são importantíssimos para a construção de alternativas e demandas coletivas. Já foram realizados VII fóruns Pan amazônicos. O I foi realizado em 2002 na cidade de Belém/Brasil que também sediou o segundo FSPAno ano de  2003. O III fórum foi realizado na cidade de Guayana na Venezuela no ano de 2004. Manaus sediou  IV Fórum em 2005 e Santarém o V Fórum em 2010. A Bolívia foi escolhida para sediar sexto fórum no ano de 2012.

Na reunião do CI/FSPA, em Cobija/Bolívia, após o término do VI fórum, foi aprovada a proposição da cidade de Macapá/Brasil para ser sede do VII FSPA, que será realizado de 28 a 31 de maio de 2014.

Por decisão do Conselho Internacional (CI) do FSPA, desde 2010, as edições do FSPA são realizados de dois em dois anos, se revezando com o Fórum Social Mundial (FSM).

Este ano o FSPA será realizado em Tarapoto no Peru. Todas as CPTs da Amazônia irão Participar. A CPT fará o Lançamento do Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2016 no evento. A Delegação da CPT será de 25 pessoas que estão em processo de formação e discussão das temáticas que mais causam danos a Amazônia.

A CPT compõe o Comitê Internacional do FPSA e em 2016 a Articulação da Amazônia participou da oficina que tirou as demandas e os conteúdos a serem discutidos no FSPA. Todas as CPTs estão envolvidas diretamente, a comunicação estará na equipe, alguns articuladores serão facilitadores de algumas oficinas. Portanto, a CPT participa diretamente do FSPA desde sua primeira reunião.

O VIII FSPA  acontecerá na cidade de Tarapoto no Peru dos dias 28 de abril a 01 de maio com os temas: Territorialidad e  Pueblos Amazónicos – Andinos; Cuidado de losbienes de laNaturaleza e Propuestas alternativas y procesos de resistencia al modelo de desarrollo capitalista.

Para se inserirem diretamente nas atividades os Articuladores Zezinho, Darlene Braga e Karen Lima juntamente a CPT Acre e Universidade Federal do Acre estão reunidos dos dias 19 a 21 de fevereiro em Rio Branco/AC com Romulo Torres para discutir  a participação e se inserirem diretamente no processo de organização.

Manaus, 04/07/2016 – Audiência Pública para o lançamento do caderno anual da CPT “Conflitos no Campo Brasil – 2015”, conforme requerimento de autoria do deputado José Ricardo (PT). (Foto: Danilo Mello/Aleam)
Darlene Braga – CPT

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *