O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu

o-Evangelho-segundo-JesusRainha-do-Céu_foto_ligiajardim_ALTA11-800x533

O texto da britânica Jo Clifford aproxima Jesus da atualidade ao retratá-lo como uma mulher transgênero. A mudança de paradigma provoca discussão sobre opressão, intolerância, perdão e aceitação.

A diretora Natália Mallo conheceu o espetáculo quando foi apresentado na capela de St. Mark’s em Edimburgo. Mallo adaptou o texto e em parceria com Jo Clifford e Susan Worsfold, diretoras da obra original, e com a companhia Queen Jesus Plays lançou a montagem brasileira do espetáculo.

Na apresentação, várias histórias bíblicas, como ‘O Bom Samaritano’, ‘A semente de mostarda’ e ‘A Mulher Adúltera’, são recontadas em uma perspectiva contemporânea, propondo uma reflexão sobre a opressão e a intolerância sofridas por pessoas transsexuais e transgêneros. Quem vive o papel principal é a atriz e professora Renata Carvalho, que há 20 anos trabalha com teatros. Sua interpretação oferece à montagem elementos de sua identidade política como travesti, ao mesmo tempo em que apresenta uma Jesus brasileira, ambígua e multifacetada.

O espetáculo causou a revolta de católicos e evangélicos no norte do Paraná. O Conselho de Pastores Evangélicos e a Arquidiocese de Londrina.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *