Rede Igrejas e Mineração: solidariedade com a comunidade de Piquiá de Baixo no Brasil

Polución-600x450

EQUADOR-

Momentos e entidades reunidas na Rede Igrejas e Mineração nos solidarizamos com a manifestação do povo do Piquiá de Baixo sendo realizada ontem em frente ao prédio Caixa Econômica Federal em São Luís, reivindicando o início das obras do seu reassentamento.

A comunidade de Piquiá de Baixo, Açailândia-MA-Brasil, há mais de 30 anos sofre com a poluição causada por diferentes empreendimentos que foram se instalando em seu entorno a partir da década de 80.

Em 2008, após avaliar as possibilidades, decidiu comunitariamente lutar pelo reassentamento em um local livre de poluição. Desde então tem buscado os meios para isso.

Após conquistar o terreno, e ter o projeto selecionado para financiamento pelo Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, a comunidade aguarda, há quase um ano, a aprovação do projeto executivo do novo bairro pela Gerência Habitacional da Caixa em São Luís, que tem colocado diversos entraves, alguns que até contrariam a própria portaria do Ministério das Cidades para o programa e a legislação urbanística vigente no município.

O caso já teve repercussão nacional e internacional, devido à grave violação de direitos humanos, levando inclusive à ONU a interpelar o Estado brasileiro para apresentar uma solução rápida e efetiva para a questão.

Ainda assim, a demora persiste. Enquanto isso, as famílias continuam convivendo com a poluição, que inclusive vem se agravando nos últimos tempos.

Exigimos, junto aos moradores de Piquiá de Baixo, a imediata aprovação pela Caixa do projeto executivo para o reassentamento e o direito a uma vida digna.

Piquiá de Baixo: reassentamento já!

Quito, Equador – 22 de novembro 2017

Rede Igrejas e Mineração
Pedro Landa – Honduras
Alírio Cáceres – Colômbia
Victor Hirch – Argentina
César Correa – Chile
Cláudia Huircan – Argentina
Claretianos de América
Misioneros Combonianos – Brasil
Pedro Sanchez – Equador
Assunta Montoya – Peru
Pablo Sanchez – Peru
Dário Bossi – Brasil
Milton Mejia – Colômbia
Milton Lopez – Colômbia
Susanne Friess – Alemanha
Rodrigo Peret – Brasil
Moema Miranda – Brasil
Cesar Padilla – Chile
Thiago Valentin – Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *