Tenda Inter-Religiosa promove momento de mística e compartilhamento de ideias

(Conic)

(Conic)

CONIC/ALC Noticias-

Muita integração, compartilhamento de ações responsáveis em relação à água e um momento de mística com representantes de igrejas cristãs marcaram a tarde desta quarta-feira, 21, na Tenda Inter-Religiosa do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA).
A atividade começou com uma breve exposição do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Rede Ecumênica da Água do Conselho Mundial de Igrejas e The Blue Communities Project. Romi Bencke, Elias Wolff, Dinesh Suna e Suzanne Schneeberger, respectivamente, apresentaram concretamente como cada uma dessas entidades atuam em favor da água enquanto bem comum e direito humano.
O representante da CNBB, Elias Wolff, apresentou algumas Campanhas da Fraternidade que tratava da vida e fez uma conexão do tema vida com a água. Ele abordou especificamente a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, cujo tema foi “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça, qual riacho que não seca” (Am 5. 24), e que trabalhou bastante a questão do saneamento básico que, de modo direto, impacta na questão da qualidade da água de comunidades inteiras.
A secretária-geral do CONIC, Romi Bencke, também retomou a CFE 2016, mas citou os projetos que foram apoiados por meio do Fundo Ecumênico de Solidariedade. “Foi uma Campanha que promoveu inúmeras iniciativas, com impactos positivos, em comunidades de Norte a Sul do Brasil”, disse. Ela também citou a Declaração Ecumênica sobre a Água como Direito Humano e Bem Público, assinada pelo CONIC, Confederação Suíça de Igrejas Evangélicas, CNBB e Conferência dos Bispos da Suíça em 2005.
Dinesh Suna falou especificamente sobre iniciativas que o Conselho Mundial de Igrejas desenvolve em vários continentes a respeito da água e da ecologia de um modo geral. Ele citou como um dos exemplos as Eco Escolas, que capacitam jovens sobre os temas água e justiça. Suzanne Schneeberger mostrou como a The Blue Communities Project estabelece parcerias com cidades, igrejas, universidades, etc., para buscar alternativas no trato da água como bem comum.
Pequenos grupos, grandes ideias
No momento seguinte, os presentes na Tenda foram divididos em pequenos grupos para sugestões que possam ser encaminhadas, na prática, a partir do FAMA. Entre elas estão: 1) Elaborar uma Campanha Inter-religiosa sobre o tema e, nessa mesma Campanha, criar materiais pedagógicos que possam ser compartilhados em igrejas que não fazem parte do CONIC e que também não tenham um histórico de diálogo ecumênico. 2) Criar uma rede de compartilhamento de experiências positivas e amplificar as que já existem, de modo que as entidades conheçam melhor o trabalho umas das outras. 3) Ampliar a sinergia entre movimentos sociais, ONGs, igrejas e outras instituições religiosas. 4) Estudar meios de incluir elementos da natureza, como água e terra, como sujeitos de direito, semelhantemente como ocorreu na Nova Zelândia com o rio Te Awa Tupua, que passou a ter sua própria identidade jurídica, com todos os direitos e deveres correspondentes.
Mística
(ALC Noticias)

(ALC Noticias)

Finalmente, os representantes das igrejas cristãs presentes na Tenda foram convidados para conduzir um breve momento de mística com orações e um canto alusivos ao respeito à água como bem comum.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *