Rede de Teólogas e Pastoras amplia o debate sobre gênero em toda América Latina

29351693_913859865489380_6436226427433560281_o

A Rede de Teólogas, Pastoras, Ativistas e lideres cristãs (TEPALI), projeto que dá continuidade a Associação de Teólogas e Pastoras da América Latina e Caribe, fundada em 1990, fará lançamento oficial desta segunda etapa no sábado 21 de abril as 14 horas da região centro-américa (17 hrs, Brasil), nas instalações da Universidade Bíblica Latino-americana, em San Jose, Costa Rica.

O Evento será transmitido ao vivo via Facebook para que todas as mulheres aliadas e/ou interessadas na Rede, localizadas em diferentes pontos do continente e para além, possam acompanhar a partir de onde estejam através do seguinte link: https://www.facebook.com/RedTEPALI.

O objetivo desta atividade será reconhecer e agradecer as valiosas contribuições das Teólogas, Biblistas e Pastoras que abriram caminhos para as diversidades de mulheres cristãs da Abya Yala. Desta maneira serão compartilhados sentimentos e reflexões sobre as atuais situações de violência de gênero, as contribuições das teologias feministas latino-americanas, e a relevância desta Rede, como uma trama/entramado de mulheres e agrupamentos, para continuar contribuindo para a transformação social e política em suas diferentes dimensões.

Também estarão presentes a música e a pintura, para mostrar a arte como expressão de denúncia, revolução e emancipação feminista; para isto haverá exposição de parte da obra de Shirley Ruiz Monge (Costa Rica) y Sarah Celeste Melara (El Salvador-Austria). A música estará a cargo de Gerti Melara (El Salvador-Austria) y Ana Jael de la Cruz Campos (Costa Rica). Da mesma maneira, se contará com a participação especial – online e presencial de mulheres de várias gerações e que representam trilhas de peregrinação teológico-pastoral-bíblico feminista na América Latina como Elsa Tamez, Silvia Regina De Lima, Genilma Boehler, Odja Barros, Karoline Mora Blanco y Priscila Barredo Pantí.

Finalmente, se explicará em que consiste a Rede TEPALI e em que formas, todas as que assim desejem, possam ser parte e contribuir para seguir tecendo e ampliando a rede na região e para além.
Para quem esteja interessada em ser parte da Rede TEPALI, podem preencher este formulário e compartilhá-lo com outras mulheres que desejarem.

A Rede TEPALI é um movimento de mulheres cristãs comprometidas com a construção de sociedades mais justas, solidárias e equitativas. Tem o propósito de fortalecer e articular iniciativas de mulheres cristãs que apontam o empoderamento das mesmas através de alianças, intercâmbios e ações em prol da igualdade em espaços de fé e sociedade civil. Esta Rede dá continuidade a Associação de Teólogas e Pastoras da América Latina e Caribe, fundada em 1990.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *