Dom Manoel: “Unidade cristã é graça de Deus e a alcançamos pela oração”

bispo de Cornélio Procópio (PR), dom Manoel João Francisco (CNNB)

bispo de Cornélio Procópio (PR), dom Manoel João Francisco (CNNB)

CONIC-“A unidade dos cristãos ou a unidade cristã é graça de Deus, é Deus quem faz. E a graça nós alcançamos pela oração”. Assim o bispo de Cornélio Procópio (PR), dom Manoel João Francisco, define a importância da Semana de Oração pela Unidade Cristã, iniciada no domingo, dia 13 de maio.
O bispo, que é membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ensina que a oração toca o coração de Deus, “Ele mesmo nos orientou nesse sentido de que no meio de toda a ação em busca da unidade cristã, a oração é a principal”.
Em entrevista para o site da CNBB (clique aqui para assistir), Dom Manoel também destaca as reflexões do teólogo Hans Küng sobre o papel das religiões na construção da paz mundial.
Celebrações
Igrejas católicas, anglicanas, protestantes, ortodoxas e tantas outras estão celebrando, desde a Festa da Ascenção do Senhor, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), sob o impulso do tema “A mão de Deus nos une e liberta” (Ex 15, 1-21).
A Comissão para o Ecumenismo da CNBB incentiva a celebração da Semana em todo o Brasil, sejam nos regionais e dioceses que já possuem as comissões correlatas, sejam nas paróquias e comunidades. “O importante é estarmos juntos para pedir o dom da união entre os cristãos”, ressaltou o assessor da Comissão na CNBB, padre Marcus Barbosa Guimarães.
Além das igrejas-membro do conselho, em muitas cidades a Semana de Oração congrega lideranças e membros de outras igrejas, como a Quadrangular, Assembleia de Deus, Metodista, comunidades ortodoxas, entre outras.
Com informações da CNBB
Foto: Reprodução / CNBB

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *