Gloria Ulloa: Comunidades de fé devem ser pacificadores e vozes proféticas

O Papa Francisco no CMI, Ginebra,  con a Rev. Gloria Ulloa (Albin Hillert/CMI)

 

COLOMBIA-

Conversamos sobre as experiências e percepções nos 70 anos do Conselho Mundial de Igrejas, com a Rev. Gloria Ulloa, da Igreja Presbiteriana da Colômbia, que atualmente é presidente do Conselho para a América Latina e o Caribe.

ALC-Em poucas palavras, suas impressões sobre as comemorações do 70º aniversário do CMI.

GU-Desde o ano anterior estamos promovendo que a celebração do 70º aniversário do CMI seja assumida pelas igrejas membros lembrando as experiências destas 7 décadas, suas lideranças, documentos, destaques, fazendo suas próprias celebrações litúrgicas nacionais e locais. , por exemplo. A celebração teve lugar em Genebra foi parte da reunião ordinária do Comité Central a cada dois anos e teve como convidado central para o Ecumênismo a o patriarca ortodoxo Bartolomeu, em uma liturgia muito significativo na Catedral de St. Peter em Genebra, e o Papa Francisco na liturgia no Centro Ecumênico como final da reunião do Comitê Central. Esses dois personagens têm nos chamou para insistir na unidade como um sinal visível da obediência a Cristo caminhando, orando e agindo em conjunto para curar as feridas causadas por divisões e guerras que viveram historicamente a humanidade em muitos casos apoiados pelas próprias igrejas.

ALC – O que a presença do Papa significa para você neste cenário ecumênico global que busca, de alguma forma, se reconfigurar?

G.U-Muito importante de uma maneira especial para os países colonizados pela Igreja Católica Romana e onde as igrejas não-católicas ainda carregam um peso enorme sobre os nossos ombros por causa da forte relação de nossos Estados e governos com a Igreja Católica.

Em sua homilia, o Papa Francis reconheceu que “Ao longo da história, as divisões entre os cristãos têm ocorrido com freqüência porque, fundamentalmente, uma mentalidade mundana é introduzido na vida das comunidades: primeiros interesses pessoais foram procurados somente após os Jesus cristo Nessas situações, o inimigo de Deus e do homem tinha facilidade em nos separar, porque a direção que estávamos perseguindo era a da carne, não a do Espírito. Até mesmo algumas tentativas do passado para pôr fim a essas divisões falharam miseravelmente, porque foram inspiradas principalmente por uma lógica mundana. Mas o movimento ecumênico -pelo qual tem contribuído o Conselho Mundial de Igrejas, veio pela graça do Espírito Santo (cf. Conc. Concílio Ecumênico Vaticano II. Vat. II, UR 1). O ecumenismo nos colocou no caminho seguindo a vontade de Jesus, e progredirá se, caminhando sob a direção do Espírito, rejeitar qualquer retraudo auto-referencial “

ALC- Que papel você acha que o CMI cumpre neste momento no mundo todo?

Do meu ponto de vista como uma colombiana que nunca conheceu um país de igualdade social, mas um país em guerra por causa da injustiça, o papel mais importante do CMI é defender antes que os atores armados parem os conflitos e encontrem soluções de diálogo e não violentos ; É imperativo que a fé seja uma comunidade pacificadora no Oriente Médio, na península coreana, na Colômbia, na África. Outro papel muito importante é apoiar o trabalho das igrejas em atenção ao sofrimento que está causando as grandes migrações atuais e elevar sua voz profética contra todos os tipos de discriminação que as causam.

ALC- Qual é o papel do CMI hoje na América Latina e no Caribe, a região da qual você é presidenta?

Primeiro, devo insistir que o Conselho Mundial de Igrejas são as igrejas que o compõem, não a sede em Genebra. As igrejas respondem ou não aos contextos que as cercam de acordo com a compreensão de suas ações. No Cone Sul, no Caribe, na América Central, as igrejas levantaram suas vozes nos horários de pico, mostraram onde caminhar e a estrutura administrativa do CMI os acompanhou. O Comitê Central aprovou há dois anos que, em 2018, a América Latina estaria focada em marcar presença em todos os programas e ações da equipe e nas Comissões de trabalho, para as quais diferentes ações estão sendo desenvolvidas em nossa região.

ALC- Como você se conecta com as igrejas membros?

É responsabilidade das igrejas-membro manter contato permanente com a Secretaria-Geral por meio de sua liderança e, ao mesmo tempo, responder rápida e positivamente às solicitações da administração em Genebra. Recebi informações de diretores do programa sobre a baixa resposta de nossas igrejas a certas propostas.

ALC- Você acha que em nossa região essa forma é suficiente ou você pensa em novas estratégias?

Essa estratégia seria suficiente se soubéssemos aproveitá-la melhor.

ALC- Que mensagem você deixaria para nossas igrejas?

Comunique-se mais efetivamente com propostas concretas. Aproveitar os espaços abertos para marcar presença nos eventos, ter representatividade e gerenciar oportunidades. Por exemplo, precisamos treinar nossos líderes no ecumenismo e abrimos possibilidades em Bossey, enviamos as informações para as igrejas-membro, mas não nos aplicamos. É importante que as igrejas saibam, analisem os documentos importantes que são aprovados pelo Comitê Central a cada dois anos e que são enviados a todas as igrejas-membros e se socializam com seus paroquianos. É necessário manter-se informado através das redes sociais sobre as ações contínuas de toda a organização.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *