Consciente das novas realidades da região, a ALC Noticias amplia seu campo de atuação

Oficina de comunicação estratégica realizada pela ALC na Comunidade Teológica do México

ARGENTINA-

“Apoiamos há 24 anos para as comunidades religiosas e organizações do continente em sua tarefa profética e pastoral em diferentes contextos sociais e políticos”, diz ALC Noticias, a nossa agência de notícias alcançando 25 anos em 2019, e é mutante sua conformação e visão à luz das mudanças e necessidades do movimento ecumênico e do papel cada vez mais ativo das Organizações Baseadas na Fé (OBF) na região.

ALC está posicionada no mercado de informação sócio-eclesial. É uma agência líder no campo da informação e análise sócio-religiosa na América Latina e no Caribe e é um canal de comunicação que serve as redes de intercâmbio e cooperação existentes entre diferentes igrejas e diferentes ministérios cristãos especializados.

Valores que nos guiam

O princípio básico é a fidelidade aos valores do Reino de Deus. Dentro desta perspectiva, a agência afirma seu compromisso com a verdade, a defesa da vida, a validade dos direitos humanos e a regra da justiça.

“Conscientes das novas realidades da região e do papel cada vez mais crucial das comunicações neles, expandimos nosso trabalho para acompanhar as igrejas e as organizações baseadas na fé para pensar estrategicamente sobre sua comunicação”, diz o diretor, Rev. Leonardo Felix.

Geramos espaços de treinamento de comunicação para Organizações Baseadas na Fé (OBF). Enfatizando Cultura de Paz, Justiça de Gênero, Cuidados para a Criação – Mudança Climática, por especialistas em cada área.

Buscar a afirmação dos valores democráticos, equidade de gênero, superação da violência e respeito às diferenças. Procura contribuir para a democratização da informação e defende o direito dos cidadãos a informações verdadeiras.

Nossa Editora Geral na Oficina oferecida no CTM (M.Perez)

“Partimos da convicção de que, entre múltiplas formas de discriminação e violência contra as mulheres, é a mídia. Há um trabalho de permanente invisibilização da participação das mulheres em nossa sociedade e de uma construção discursiva que sustenta e promove estereótipos que geram imagens reduzidas e preconceituosas da realidade, alimentando a desigualdade de poder nas relações de gênero. Organizações baseadas na fé (OBF) não estão isentas dessas construções discursivas, pelo contrário, tendem a conter em suas leituras dogmáticas, elementos que colocam as mulheres em lugares de subordinação aos homens”, afirma a editora geral, Claudia Florentin.

Diretrizes de comunicação estratégica

  • Multiplique a comunicação do que está acontecendo no mundo ecumênico da Região e como, a partir dessa multiplicação, isso permite gerar incidência e visibilidade a curto e médio prazo do que já está sendo feito em defesa da vida e anúncio concreto do Evangelho.
  • Combinando as “agendas regionais” veiculadas pela ALC e multiplicadas por ela e outras agências e que, nossa Agência, se torna (como de fato é) em um meio que antecipa tais agendas, programas, planos de desenvolvimento, etc. de Organismos com as mesmas afinidades de trabalho (como de fato estão em nossas comunidades de fé) como quando falamos de Direitos Humanos, infância, Ecologia, economias regionais participativas, voz profética na frente de conflitos armados, etc.

Nossa proposta está aberta à sua necessidade de se comunicar. Orientamos oficinas e espaços de treinamento de acordo com as necessidades e possibilidades de cada organização. Para isso, entre em contato com nosso diretor em: director@alc-noticias.net

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *