Curso Águas para Vida: a água como um direito humano

CONIC/ALC-Tem início nesta sexta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, o curso de formação online para comunidades de fé sediadas no Brasil, Águas para Vida. CONIC, ACT Alliance, Christian Aid e CREAS são os responsáveis pela iniciativa, que vem como resposta às articulações ecumênicas e inter-religiosas do Fórum Alternativo Mundial da Água, em 2018, quando se percebeu a necessidade de uma formação espiritual, teológica, técnica e política a respeito do tema.

O curso é voltado, nesse primeiro momento, para membros de comunidades de fé e líderes religiosos/as de nível local. Nele, os participantes serão capacitados a desenvolver ações de incidência que respondam aos desafios das comunidades no acesso à água, de modo que possam fortalecer a atuação pela justiça socioambiental.

“Uma das dimensões da proposta ecumênica é a integridade de toda a Criação, expressão máxima da graça de Deus. A água é parte da Criação e, como tal, precisa ser protegida, preservada, assim como todos os demais seres vivos. Não existe possibilidade de vida sem água, portanto, a proteção dos mananciais, rios, geleiras, mares, fontes de água e aquíferos é dever de todo cristão e de toda cristã”, declarou a secretária-geral do CONIC, Romi Bencke.
No Brasil, mais da metade da população ainda não tem acesso à água potável – apesar do país deter 12% das reservas de água do planeta. A falta de acesso à água de qualidade e ao saneamento básico é uma das formas mais extremas de reprodução da desigualdade. Na América Latina, as mulheres são as mais afetadas, pois, na escassez, são elas as responsáveis por enfrentar o desafio diário de caminhar longas distâncias para levar água às suas casas. Não por acaso, em muitas situações as mulheres se colocam como protagonistas na defesa dos rios e das fontes de água, sobretudo quando estão diante de megaprojetos que ameaçam contaminar ou desviar esse recurso que deveria ser de todos. O estudo “O Saneamento e a Vida da Mulher Brasileira” revela que o simples acesso a água e esgoto tiraria, imediatamente, 635 mil de mulheres da pobreza, a maior parte delas negras e jovens.

Diante desta situação CONIC, Christian Aid e CREAS, junto a diversas organizações sociais, promovem esta capacitação para fortalecer o papel das organizações baseadas na fé (OBFs) pela justiça socioambiental e pelo acesso comunitário à água.

O curso tem um formato online e contempla conteúdos teológicos, políticos e técnicos para o desenvolvimento de estratégias de incidência locais. 95 participantes, em sua maioria mulheres, de diferentes igrejas e comunidades de fé de diversas regiões do Brasil se inscreveram no curso. De 22 de março a 5 de julho de 2019, poderão acessar conteúdos audiovisuais que abordam a questão da falta de aceso a água desde uma perspectiva de fé e justiça.

“Com esta formação esperamos fortalecer igrejas e comunidades de fé no sentido de suscitar vozes proféticas que não apenas denunciem desigualdades socioambientais, mas que também se empenhem em garantir, sobretudo às populações mais desfavorecidas, o acesso igualitário, digno e justo aos recursos hídricos”, disse Sheila Tanaka, coordenadora da iniciativa na Christian Aid.

“Esta iniciativa coletiva oferece um espaço de formação em rede a partir do qual os participantes poderão analisar situações de injustiça e propor alternativas concretas de mudança. Águas para Vida tem como horizonte lideranças capacitadas e empoderadas que, num esforço conjunto em todo o Brasil e em conexão com outros países da América Latina, poderão contribuir para o pleno exercício de direitos por parte das comunidades que mais sofrem com a pobreza e, por conseguinte, são as mais afetadas pelas desigualdades”, enfatizou Horacio Mesones, diretor executivo do CREAS.

“No batismo, nos convertemos em filhos e filhas de Deus. A água é um elemento simbólico que concretiza essa filiação. Nesse sentido, a integralidade da nossa vinculação com o Sagrado se dá pela Criação. Nossa esperança é um novo céu e uma nova terra, em que não haverá fome, nem sede e em que Deus nos guiará para fontes de água viva. A salvação é para toda a Criação. A partir do momento em que poluímos as águas com agrotóxicos, matamos os rios, não nos preocupamos com a mineração, destruidora do meio ambiente, privatizamos a água estamos atacando a amorosidade de Deus”, concluiu a pastora Romi Bencke.

Para saber mais, clique aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *