Em Roraima, projeto “português para acolhimento” ajuda imigrantes

Foto: Reprodução

“É muito importante participar das aulas para entender as leis do país, trabalhar e poder comunicar melhor no dia a dia”, explica a aluna, natural da Venezuela Gladys Cedeño, que participa do projeto “Português para acolhimento”, em Boa Vista-RR, uma iniciativa do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), da Diocese de Roraima em parceria com a Universidade Federal (UFFR).

Conforme a coordenadora do Serviço Pastoral dos Migrantes, a scalabriniana Irmã Valdiza Carvalho, 18 turmas concluíram o curso no ano passado e desde janeiro deste ano até o presente momento quatro turmas seguem dando continuidade ao plano. “A meta é ampliar o curso aos municípios do interior do Estado, com turmas manhã, tarde e noite”, afirmou.

Irmã Valdiza ressaltou, ainda, que o projeto conta com a ajuda solidária das comunidades católicas que possam oferecer possibilidades para a abertura de novas turmas. “O SPM está aberto a novas sementes plantadas. Precisamos também que novos professores voluntários possam aderir ao projeto, uma vez que são dois professores por turma”, enfatizou.

O curso

Com uma carga horária de 60 horas/aulas, as turmas são formadas com 30 alunos e os professores atuam de forma voluntária. Os certificados recebidos no final do curso são emitidos pela Universidade Federal de Roraima.

O programa conta, também, com a parceria da comunidade São João Batista no bairro Caranã e do auditório da Cáritas, espaços disponibilizados para a realização das aulas.

Para o secretário de Pastoral dos Migrantes, Eduardo Freitas, projetos como este favorecem às pessoas de outros países, no caso, da Venezuela, o conhecimento da realidade, da cultura, do idioma e da história do país no qual estão se inserindo. “Os conhecimentos serão úteis para que possam se adequar e entender melhor as leis do país e ajudar na busca por uma colocação no mercado de trabalho. ”

Fonte: Imprensa Scalabriniana
Foto: Reprodução

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *