Roda de Diálogo: Religião, Corporeidade Direitos Reprodutivos

BRASIL-

Falar de “Religião, Corporeidade e Direitos Reprodutivos” é tarefa urgente em nosso complexo tempo de avanços e retrocessos neste campo, sobretudo quando se trata dos usos, desusos e abusos da religião em relação aos corpos das mulheres. Essa roda de conversa tem a proposta de ampliar o debate acerca dessa temática a partir de olhares dos cristianismos. É uma contrapartida discursiva por mulheres feministas cristãs em relação a hegemonia conservadora cristã, além de visibilizar a luta pelos direitos das mulheres. Convidamos a todas e todos para participar dessa roda de diálogo e construirmos uma espiritualidade libertadora.

No evento acontecerá o lançamento do livro “Religião, Corporeidade e Direitos Reprodutivos”, organizado por Angelica Tostes e Claudio de Oliveira Ribeiro, pela editora Annablume. Esse livro tem a colaboração da teóloga e freira Ivone Gebara, da pastora batista Odja Barros, da professora e pesquisadora de gênero e religião Sandra Duarte e da pastora luterana Lusmarina Campos.

Esperamos que essa roda de diálogo e livro contribua com novos saberes e com outras dimensões teológicas para a discussão dos direitos reprodutivos das mulheres a suas relações com a religião cristã. Esta, plural e diversa, como sabemos que é, pode ser usada para oprimir os corpos ou para dar voz aos corpos invisibilizados pela tradição patriarcal e heterossexual.

A roda será composta por
– Ivone Gebara, freira e teóloga feminista
– Sandra Duarte, professora e pesquisadora de gênero e religião
– Carla Gisele, educadora e pesquisadora sobre mulheres, gênero e feminismo e militante da Articulação de Mulheres Brasileiras
– Tabata Tesser, é socióloga e Conselheira Nacional das Católicas pelo Direito de Decidir no Brasil.
– Dalila Brito, filósofa, instrutora de capoeira, ativista do movimento negro, feminista negra, lésbica, em processo da iniciação Candomblecista no, Ile Ègbé Aláketú Oyá Alágbará
– Angelica Tostes, teóloga, ativista inter-religiosa, participa das Evangélicas pela Igualdade de Gênero e Rede Ecumênica da Juventude.

_____________________________________________
A AnnaBlume terá livros para vender no local.

Realização:
– Editora Annablume
– KOINONIA Presença Ecumênica
– Evangélicas pela Igualdade de Gênero
– Católicas pelo Direito de Decidir
– Frente Evangélica pela Legalização do Aborto
– Angeliquisses.

Dia 27 de Abril, sábado,
às 9h00 no espaço da KOINONIA Presença Ecumênica – Rua do Carmo, 56, Sé (Em frente o Poupatempo da Sé)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *