É verdade que deputada evangélica confronta Damares sobre ideologia de gênero

Alynne Sipaúba- Coletivo Bereia

É verdade que a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), membro da Igreja Presbiteriana Betânia do Rio de Janeiro, criticou a atuação da ministra Damares Alves no Ministério da Mulher Família e Direitos Humanos. A matéria foi veiculada em primeira mão no Estadão e posteriormente no Gospel Prime, no dia 27 de outubro.

Em entrevista ao Estadão (imagem abaixo), a parlamentar afirmou que é necessário combater a ideologia de gênero amplamente defendida pela ministra e declarou que sua atuação tem sido um retrocesso.

O site de checagem de notícias Aos Fatos, elaborou um estudo sobre a temática e afirma: “Ideologia de gênero” tem sido, portanto, uma expressão depreciativa usada por grupos conservadores contrários às discussões relacionadas ao feminismo, à sexualidade e à diversidade, seja nas escolas ou fora delas. Eles acreditam que essa “ideologia” faria parte de um plano mundial para destruir a família cristã e a heterossexualidade.”.

Benê tem sido uma forte voz contra essa ideologia no Congresso Nacional. A deputada vem lutando a favor das minorias desde o início da sua trajetória, quando era moradora do Morro do Chapéu Mangueira. Na década de 80 foi eleita a primeira vereadora negra do Rio de Janeiro. É de sua autoria o Projeto que definiu o dia 20 de novembro como o dia da Consciência Negra.

Como uma voz evangélica feminina no campo político, a deputada tem falado da importância da atuação da mulher até mesmo dentro das igrejas: “Nós, mulheres, temos grandes conquistas, até mesmo na igreja. Esse mundo é das mulheres. Nós vamos chegar lá. Mas vamos encontrar resistências também, né? Os homens se sentem ameaçados porque eles sempre estiveram no comando”, disse.

Em entrevista ao site Gênero e Número Benê afirmou: “A gente, mulher negra, vive uma solidão na política, e isso é doído. Eu fico a imaginar como Marielle, mulher, negra, bissexual, criando filho, passou por todo o processo de discriminação e seguiu galgando aqueles espaços. A Marielle não era uma mulher negra sozinha. Nós somos milhares e queremos milhares de nós ocupando espaços políticos e estamos discutindo isso nos nossos partidos também, essa participação da mulher negra. Não me importa se fulano é ótimo, se tem pautas pra gente. Eu também sou, eu também vou batalhar.”

O site Gospel Prime não veiculou a matéria completa do Estadão, apenas algumas falas da deputada Benedita da Silva.

Referências de Checagem:

https://www.gospelprime.com.br/a-biblia-fala-de-genero-diz-deputada-benedita-da-silva/

https://www.estadao.com.br/infograficos/brasil,a-biblia-fala-de-genero-diz-benedita-da-silva,1048434

http://www.justificando.com/2019/04/10/benedita-da-silva-uma-mulher-negra-revolucionaria-e-evangelica/

http://www.generonumero.media/benedita-da-silva-ninguem-faz-intervencao-na-vieira-souto/

https://pt.org.br/benedita-da-silva/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *