Christian Aid: resultados Águas para vida e para esperança

BRASIL-
Com o fim do projeto “Aguas para a Vida” queremos dividir os importantes resultados dessa experiência dos ultimos dois anos. “A ambição original desse projeto que chega ao fim era a de engajar organizações ecumênicas e igrejas na defesa da água. Ao olhar para trás vemos que esta foi superada pelo profundo comprometimento das organizações, a abertura para o dialogo e reflexão teologica e a construção de alianças com outros movimentos”, diz Sarah Roure, Representante da Christian Aid para o Brasil.

A primeira Aguas para a Vida- ação ecumênica por direitos e bens comuns no Brasil e na America Latina” sistematiza reflexões e aprendizados das organizações ecumênicas atuando em incidência, comunicação, formação e mobilização. Além disso, a publicação traz quatro importantes estudos de caso sobre os desafios, impactos e alternativas nas comunidades do acesso à agua em especial em contextos de Mega Projetos. Essa publicação é o resultado de textos de diferentes organizações – Conic, CREAS, PAD, FEACT, SOF, CPI- SP, MAB- a cada um de vocês nosso muito obrigada.

A segunda publicação “ Vozes proféticas no Brasil: por uma teologia da transformação” , é resultado de um seminário com representantes de igrejas, movimentos sociais e teólogos, realizado em setembro de 2019. A publicação apresenta reflexões teológicas inovadoras em torno a tematica da justiça: concentração de riqueza, violência e autoritarismo, acesso à recursos naturais e alternativas para a libertação. Os artigos são assinados por teólogos e teólogas que aceitaram nosso desafio e provocações – Nancy Cardoso, Ricardo Gondim, Bianca Daebs, Fellipe dos Anjos, Yuri Orozco, Fabio Py e Ronilso Pacheco. Estamos seguros que esse é um dialogo que irá prosseguir.

“Estamos confiantes que os impactos dessa experiência seguirão ecoando na vida das organizações ecumenicas, nos movimentos sociais e nas comunidades com quem caminhamos”, diz Roure. Lembre-se que o Christian Aid não tem mais escritórios no Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *