A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) organizou, nos dias 14 e 15 de maio, o seminário virtual O papel da igreja diante da crise do Covid-19 no Brasil. A ação trouxe reflexões sobre a situação do país na atualidade, perspectivas epidemiológicas, socioeconômicas e pastorais.
Para fazer uma abordagem técnica e, ao mesmo tempo, plural, diversos especialistas foram convidados, incluindo profissionais da saúde, pesquisadores, religiosos e até parlamentares.
Implicações econômicas e sociais da pandemia na realidade brasileira; aspectos políticos e jurídicos; a crise do Covid-19 e o campo religioso brasileiro; a IEAB diante da epidemia (dilemas e estratégias pastorais e missionárias) estiveram entre as análises trazidas pelos participantes.
Tudo foi transmitido pelo canal da Igreja no YouTube: www.youtube.com/ieabtv.
Na avaliação do bispo primaz, Naudal Gomes, o evento foi importante não apenas pelos temas abordados, mas também porque representou uma nova era para a IEAB.
“Como Igreja, precisamos pensar, discutir e agir sobre questões sérias que atingem cada um e cada uma de nós. E estamos dispostos a aprofundar esse tipo de debate com a sociedade. Tão relevante quanto o evento em si, foi o fato de o seminário ter sido feito de maneira virtual, possibilitando a audiência de um público ainda maior. No pós-pandemia, a Igreja precisará estar mais conectada, atenta e, sobretudo, apta atender às novas demandas sociais que nos serão apresentadas, seja no campo econômico, político, ou mesmo no tecnológico”, declarou Naudal.