Bispo Ough: “Somos assediados por uma pandemia de racismo e supremacia branca”

O bispo Bruce R. Ough emitiu a seguinte declaração após a  morte de George Floyd. Floyd, um homem negro, morreu em 25 de maio sob a custódia da polícia de Minneapolis, depois que um policial foi flagrado prendendo-o enquanto ele lutava para respirar.

Atualmente, há mais de uma pandemia devastando Minnesota e nosso país. Além de combater o COVID-19, somos assediados por uma pandemia de racismo, supremacia branca e violência branca sobre marrom ou preto. A morte trágica, carregada de raça e desnecessária de George Floyd nas mãos de quatro policiais de Minneapolis é apenas o mais recente surto dessa pandemia – e o Sr. Floyd é apenas a vítima mais recente. A lista de vidas negras que foram mortas desnecessariamente cresce a cada dia. A cultura difusa do racismo e da supremacia branca, cada vez mais incitada pela retórica política, cresce a cada dia. O medo entre os pais de crianças negras cresce a cada dia. A exibição de nossas leis contra perfis raciais e discriminação cresce a cada dia.

Aplaudo o prefeito Jacob Frey e a chefe da polícia de Minneapolis, Medaria Arradondo, por agirem de forma decisiva e rápida para demitir os policiais. Sou grato pelo FBI estar lançando uma investigação sobre direitos civis. Uno-me a muitos outros para exigir que a justiça prevaleça nesta situação. Estou orando pela família Floyd e pelos policiais e suas famílias.

Agora, é nossa responsabilidade como pessoas de fé, e particularmente como seguidores de Jesus na tradição metodista, abordar essa pandemia generalizada de racismo. Somos compelidos a lidar com essa pandemia com a mesma intensidade e intencionalidade com a qual estamos lidando com o COVID-19.

Começamos reconhecendo que o racismo é pecado e antitético ao evangelho. Confessamos e denunciamos nossa própria cumplicidade. Nos posicionamos contra toda e qualquer expressão de racismo e supremacia branca, começando com as disparidades raciais, culturais e de classe em nosso estado e país, destacadas pela pandemia de coronavírus. Nós soamos o clarim em apelo a erradicação do racismo. Desafiamos os líderes governamentais que acendem as chamas da divisão racial em busca de ganhos políticos. Examinamos nossas próprias atitudes e ações; toda mudança começa com corações transformados, cedendo continuamente à justiça e ao amor de Deus. 

Não vamos nos afastar ou ignorar a doença que vem destruindo nosso país e destruindo vidas há séculos. Essa doença – o pecado do racismo e da supremacia branca – nega os ensinamentos de Jesus e nossa humanidade comum, criada. Vamos renovar nossos esforços para erradicar a doença que realmente ameaça nossos ideais e as vidas, meios de subsistência e dignidade de muitos de nossos vizinhos.

Peço que você se junte a mim e continue orando pela família Floyd, bem como pelas muitas famílias cujas vidas foram tragicamente alteradas ou cujos medos foram aumentados como resultado dessa tragédia imperdoável. Que a graça, paz, justiça e visão de Deus da Comunidade Amada, dominem as forças do mal e da morte.

* Bispo Bruce R. Ough. Bispo Residente, Dakotas-Minnesota e Região, Igreja Metodista Unida

** Sara de Paula é tradutora independente. Para contatá-la, escreva para IMU_Hispana-Latina@umcom.org. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *