Lançamento “O racismo na história batista brasileira: Uma memória inconveniente do legado missionário”

No sábado, 25 de julho, foi realizado virtualmente o lançamento do e-book “O racismo na história batista brasileira: Uma memória inconveniente do legado missionário”, de João B. Chaves, editado por Novos Dialogos.

É um livro que resgata o modo como a ideologia racista e supremacista branca construída no Sul dos Estados Unidos contaminou o empreendimento missionário dos batistas no Brasil.

João Chaves teve acesso a arquivos recentemente liberados para consulta em Bibliotecas e Arquivos de universidades do Sul dos EUA, com evidências surpreendentes e irrefutáveis de um legado missionário batista inconveniente.

Esperamos que o livro ajude a Igreja Evangélica Brasileira a refletir sobre as estruturas racistas que perpassaram e ainda perpassam a mentalidade e as instituições batistas, em particular, mas também do protestantismo histórico, em geral, construídas a partir do legado missionário estadunidense ao longo dos séculos 19 e 20.

Sobre o Autor: João B. Chaves é Mestre em Teologia Histórica pelo George W. Truett Seminary e Doutor em Religião pela Universidade Baylor. É autor de _Evangelicals and Liberation Revisited: An Inquiry into the Possibility of an Evangelical-Liberationist Theology_ e _The Global Mission of the Jim Crow South_ (no prelo). É o atual Diretor Assistente da _Hispanic Theological Initiative_ no Seminário Teológico da Universidade de Princeton. João mora no Texas com sua esposa, Clare Duffy, e seus filhos Jonathan e Rebecca. Tem participado de diálogos nas redes sociais sobre cristianismo, raça e cultura através do perfil *@racadecrente*.

O e-book pode ser adquirido aqui http://interseccoes.com/produto/racismo-batista/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *