Dia Internacional dos Povos Indígenas

Os direitos dos povos indígenas no Brasil vêm sendo ameaçados pelo desenvolvimento do agronegócio e grandes empreendimentos. Nesse momento de pandemia, essas ameaças se agravam pela falta de segurança em saúde e um plano de enfrentamento da Covid-19 nas comunidades indígenas, o que reflete no aumento da contaminação e mortes de pessoas indígenas.

A luta pela garantia dos direitos desses povos, no entanto, não é apenas territorial: é a luta pela vida, por suas culturas e pelo direito à diferença.

No Dia Internacional dos Povos Indígenas, Fundação Luterana de Diaconia-FLD-COMIN celebram os saberes e modos de ser dos diferentes povos indígenas do país e do mundo e reafirmam o compromisso de somar-se à luta contra as ofensivas cometidas a essas populações.

É preciso repensar o modelo de produção e desenvolvimento que desrespeita os direitos dos povos originários e não garante sua segurança. É preciso, principalmente, superar os preconceitos contra esses povos e o processo histórico colonizador que ainda persiste em nossa sociedade não indígena, conhecendo os povos indígenas para respeitá-los

.#DiaInternacionalDosPovosIndígenas#VidasIndígenasImportam

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *