A celebração global clama por “formas radicalmente novas de vida” para proteger nosso lar comum

WCCO Tempo  da Criação , uma celebração anual de oração e ação pelo meio ambiente, começa em 1º de setembro. Durante este evento anual, os cristãos em todo o mundo renovam seu relacionamento com o Criador e com toda a criação por meio da celebração, conversão e compromisso.

Embora as comunidades cristãs tenham incorporado este evento anual em seus calendários por anos, a celebração deste ano tem uma ressonância especial. Durante as crises de saúde, econômicas e ambientais que abalaram nosso mundo, a temporada pede aos cristãos que entrem no “jubileu por nossa Terra”, que é o tema sugerido para a temporada, e que encontrem “formas de vida radicalmente novas”.

Para o Rev. Prof. Dr. Ioan Sauca, secretário geral interino do Conselho Mundial de Igrejas, “A Temporada da Criação é um ótimo exemplo de verdadeiro espírito ecumênico para orar juntos e agir juntos nos desafios globais em que vivemos hoje. A fé é uma parte indispensável para mudar o mundo para um lugar mais sustentável e justo. A Temporada de Criação é testemunha disso ”, disse o líder do CMI.

A temporada começou com um serviço de oração online dirigido por jovens. Com sua posição profética por modos de vida radicalmente novos, os jovens estão pedindo aos aliados adultos que ajam agora, enquanto a opção de agir ainda está entre nós.

Ao longo da temporada, milhares de compromissos digitais e centenas de  eventos locais dão continuidade ao impulso em locais tão diversos como Nanyuki, no Quênia, onde sombra e árvores frutíferas serão plantadas para proteger um local ecologicamente sensível, Rio de Janeiro, Brasil, onde um grupo plantar árvores em comemoração à Amazônia e Wellington, Nova Zelândia, onde um grupo ecumênico fará uma reflexão ambulante sobre a história da criação do Gênesis. Esses eventos serão baseados no guia de celebração  disponível aqui .

Além dos compromissos dos leigos, líderes de alto nível incluindo o  Vaticano , HAH  Patriarca Ecumênico Bartolomeu , o  Bispo Anglicano Holtam de Salisbury e outros líderes fizeram declarações em apoio à temporada e seu dia de abertura, o Dia Mundial de Oração por Criação.

A história do tempo da Criação revela seu verdadeiro ecumenismo. O Patriarca Ecumênico Dimitrios I proclamou o dia 1 de setembro como um dia de oração pela criação para os ortodoxos em 1989. O Conselho Mundial de Igrejas foi fundamental para tornar o tempo especial um período, estendendo a celebração de 1 de setembro a 4 de outubro, Festa de São Francis. O Papa Francisco oficializou as calorosas boas-vindas da temporada pela Igreja Católica Romana em 2019.

Um comitê diretor ecumênico sugere recursos para a temporada a cada ano. Mais informações estão disponíveis em  SeasonOfCreation.org

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *