Igrejas se esforçam para ajudar a salvar o ano escolar

Por Heather Hahn*
Traduzido e adaptado por Sara de Paula**
Notícias MU

Diante de uma temporada de volta às aulas como nenhuma outra, a Revda. Chrissy Ruehl disse ao marido: “Alguém deveria fazer algo”.

Depois de ouvir o mesmo refrão do prefeito e do superintendente da escola em Savannah, Geórgia, a diaconisa Metodista Unida percebeu que Deus a estava chamando para ser esse alguém.

Ela logo descobriu que outro clero da área, incluindo seu marido presbiteriano, sentia o mesmo chamado para ajudar as escolas durante a pandemia. Juntos, eles formaram a RISE (Instituições Religiosas de Apoio à Educação), uma coalizão inter-religiosa que está transformando seis casas de culto em centros virtuais de aprendizagem. Um desses seis locais será a Igreja Metodista Unida da Ilha da Esperança, onde Ruehl é ministra das crianças e famílias.

“Apresentei a ideia durante uma reunião de equipe e realmente senti que todos estavam a bordo”, disse ela. “Realmente se tornou um ministério para toda a nossa equipe. Percebemos que essa é a necessidade agora, e é assim que podemos ajudar agora.”

Em todos os Estados Unidos, educadores e pais estão lutando para reduzir a ameaça do COVID-19 e, ao mesmo tempo, garantir que as crianças recebam os cuidados infantis e a educação de que precisam. Em resposta, as igrejas Metodistas Unidas estão a trabalhar com os distritos escolares para superar a lacuna criada pelo coronavírus.

Não se engane: o vírus pode infectar crianças e, assim como os adultos, podem transmiti-lo a outras pessoas. Mais de 380.000 crianças americanas tiveram teste positivo para COVID-19 desde o início da pandemia, de acordo com uma análise da American Academy of Pediatrics e da Children’s Hospital Association. Essas infecções colocam em perigo as próprias crianças e os adultos em suas vidas.

Com isso em mente, muitos distritos escolares – incluindo o Sistema de Escolas Públicas do Condado de Savannah-Chatham – estão começando o ano apenas com o aprendizado virtual. Outros distritos escolares estão tentando uma abordagem híbrida com dias selecionados de aulas presenciais e somente online.

Mas esses planos levam a outros desafios. Muitas famílias não têm computadores ou mesmo acesso à internet para aulas online. Muitos pais – incluindo trabalhadores essenciais – não têm apoio para creche além do que as escolas oferecem. A Academia Americana de Pediatria e as associações de professores também enfatizaram que as crianças aprendem melhor em sala de aula.

“O que vejo são as pessoas realmente, realmente fazendo o seu melhor e que não há boas respostas”, disse o Rev. Eilidh Lowery, pastor Metodista Unida e presidente do conselho escolar de Portland, Oregon. O distrito de Portland também está começando online.

Outras igrejas têm recursos para receber os alunos em suas instalações.

Ruehl, mãe de um aluno do jardim de infância em ascensão e do segundo ano, elaborou o plano de centros de aprendizagem virtuais na área de Savannah. O objetivo é oferecer um local para os alunos obterem aulas online com supervisão de um adulto, ao mesmo tempo que mantêm os protocolos de saúde e seguem os requisitos de segurança infantil de santuários seguros.

A Igreja Metodista Unida da Ilha da Esperança planeja ter 42 alunos espalhados por quatro partes do edifício. Os grupos de 10 a 11 alunos terão cada um seu próprio banheiro e espaço ao ar livre. Todos os participantes serão obrigados a usar máscaras, permanecer a pelo menos 6 pés de distância e passar por verificações diárias de temperatura.

Professores aposentados se ofereceram para oferecer aulas particulares, e outros membros se ofereceram para liderar atividades de enriquecimento, como aulas de culinária e experimentos científicos.

“As pessoas estão entusiasmadas e sentimos que podemos mantê-las seguras ficando em cápsulas e tentando fazer tudo o que podemos do lado de fora”, disse Ruehl.

A Conferência do Texas embarcou em um programa semelhante, mas muito mais extenso, em parceria com o Distrito Escolar de Houston, o oitavo maior do país.

Neste ponto, pelo menos 16 igrejas Metodistas Unidas na área de Houston estão empenhadas em ser um local de aprendizagem remota para crianças em risco no distrito, disse o Rev. Jill Daniel, que lidera os Santuários de Aprendizagem da conferência. Outras igrejas e Metodistas Unidos individuais na área estão a fornecer apoio financeiro e voluntários.

A Igreja Metodista Unida Trinity, a igreja afro-americana mais antiga da cidade, planeja ser um dos locais de aprendizado. A igreja está comemorando seu 155º aniversário este ano. 

O reverendo Ed Jones III, pastor sênior da igreja, disse que a congregação se inspira em seus primeiros membros, muitos dos quais foram os primeiros médicos, advogados e educadores negros na área. Ele espera que alguns dos alunos aos quais a igreja atende se tornem pioneiros semelhantes. 

“Nosso compromisso é ser uma igreja que ajuda a criar as primeiras oportunidades”, disse Jones.

Quando os pastores estão na igreja, Reece disse, os pais podem deixar seus alunos para usar o Wi-Fi da igreja como lição de casa. “Estamos apenas usando o boca a boca”, disse ele, acrescentando que o distrito escolar sabe que a igreja está lá se alguém precisar de ajuda para acessar o Wi-Fi.

A parceria com a congregação Robbinsville é “uma grande bênção”, disse Angie Knight, superintendente das Escolas do Condado de Graham. “Este projeto específico permite que muitos de nossos filhos, a maioria de famílias com alta necessidade, tenham as ferramentas para acessar seus estudos neste ano.”

Ruehl, o ministro de Savannah, reconheceu que as necessidades são grandes e às vezes podem ser esmagadoras. No entanto, ela também viu as igrejas de socorro trazerem apenas por fazerem tudo o que Deus as capacita a fazer.

Ruehl recentemente ligou para uma mãe solteira na lista de espera para informá-la que uma vaga havia sido aberta para seu filho no programa.

“Ela começou a chorar ao telefone porque tinha acabado de se sentar para preencher um formulário de vale-refeição”, disse Ruehl. Agora, a mãe não teria que escolher entre pagar pela comida e cuidar dos filhos enquanto trabalhava.

“Ela ficou maravilhada ao ouvir: ‘Você entrou’.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *