Seminário abordará Trabalho de Base e os Neopentecostais

Um dos fenômenos mais importantes da sociedade brasileira nas últimas três décadas é o grande aumento do número de seguidores de igrejas evangélicas, com implicações que certamente transcendem o campo religioso e têm consequências culturais mais profundas.

Diversas reflexões têm sido feitas sobre esse assunto, e finalmente percebeu-se no campo popular a extrema relevância sobre o tema e a necessidade de construir uma nova estratégia de atuação nos espaços empobrecidos das franjas de nossas cidades.

Mas de que igreja estamos falando? O que é a igreja evangélica? A igreja evangélica pode ser considerada como um campo em disputa. O avanço das igrejas pentecostais “coincide” com o avanço do neoliberalismo, e podemos compreender esse paralelo pelo papel psicossocial na vida cotidiana dos trabalhadores empobrecidos.

São as igrejas evangélicas dos bairros periféricos que têm dado respostas concretas, subjetivas e objetivas para o nosso povo. São elas que possibilitam o sentimento de pertencimento e de comunidade em uma sociedade absolutamente individualizada e solitária.

Dada essa inadiável necessidade de nos debruçarmos sobre esse assunto e a extrema relevância do tema, o Instituto Tricontinental de Pesquisa Social construiu, junto com os movimentos populares e as Brigadas do Congresso do Povo, o Seminário | Trabalho de Base e os Neopentecostais, com o objetivo de refletir e compreender coletivamente este fenômeno, além do desafio de construirmos linhas de ações concretas a partir da avaliação, debate e aprofundamento do tema proposto.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas até o dia 09/10neste link.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *