Igrejas evangélicas fazem plantio de árvores pelo Brasil

Pixabay

Filtrar o ar, diminuir a temperatura das cidades e limitar o aquecimento global. Esses são alguns dos benefícios que as árvores podem proporcionar à sociedade, por isso o movimento Renovar Nosso Mundo convidou diferentes igrejas evangélicas das cinco regiões do país para fazerem o plantio de árvores. A atividade marcou o encerramento do Tempo da Criação – período em que cristãos no mundo todo se unem em oração e ação para cuidar da natureza criada por Deus.

Tendo em vista o tema deste ano do Tempo da Criação, Jubileu pela Terra, o alvo era fazer o plantio de cinquenta mudas, mas a meta foi extrapolada devido à positiva adesão de diversas igrejas. De acordo com coordenação do movimento, participaram do plantio 27 entidades, entre igrejas e organizações cristãs, de 22 cidades e foram plantadas o total de 161 mudas, de diferentes espécies.

Em Macapá, Amapá, por exemplo, a Igreja Batista Independente fez o plantio de cinco oitizeiros. Já no sertão, em Betânia do Piauí, o Instituto Novo Sertão fez o plantio de três árvores frutíferas: duas tangerineiras e um coqueiro. Em Brasília, Distrito Federal, a Igreja Presbiteriana Lago Norte plantou dez frutíferas: jaqueiras, jatobazeiros, jabuticabeiras, bacuparizeiros e pitangueiras. E no sul, em Florianópolis, Santa Catarina, a Igreja Presbiteriana Independente Bom Jesus plantou quinze frutíferas: ameixeiras, figueiras, mangueiras, abacateiros e goiabeiras.

Além de contribuir para paisagismo da cidade e qualidade de vida da população, plantar árvores é a melhor solução para reduzir drasticamente o excesso de dióxido de carbono na atmosfera e conter o aquecimento global, defende um estudo divulgado em 2019 na revista Science, noticiado pelo G1. O plantio também foi uma resposta ao triste cenário de crescente desmatamento e queimadas na Amazônia, Pantanal e Cerrado. Ao longo de 2020, o fogo no Pantanal queimou uma área de 18,6 mil km² — o equivalente a mais de três vezes o tamanho do Distrito Federal, noticiou o Correio Braziliense.

Em virtude dos incêndios nos biomas brasileiros, o movimento Renovar Nosso Mundo também realizou um momento virtual de oração. Os cartões de oração que servem como um roteiro, disponíveis gratuitamente aqui.

Fonte: Renovar Nosso Mundo
Foto: Pixabay

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *