300 pessoas vão participar do Simpósio de Formação Ecumênica 2021

CONIC– 300 pessoas vão participar do Simpósio de Formação Ecumênica 2021 que acontecerá, de forma virtual, nos próximos dias 29 e 30 de janeiro. Esta edição do simpósio tem como tema “Desconstruindo muros e construindo pontes: olhares a partir da Carta Encíclica Fratelli Tutti e da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021”. O tema da CF Ecumênica é “Fraternidade e Diálogo: um compromisso de amor”. O simpósio, organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontecerá de 9h às 11h30 nos dois dias.

O assessor para a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e também subscretário adjunto de pastoral da CNBB, padre Marcus Barbosa, comemora o número de inscritos. Ele atribuiu o alto interesse pelo simpósio ao fato de ser um evento virtual e permitir a participação remota dos inscritos.

“Estamos muito felizes com o interesse e a adesão à essa proposta formativa. Temos pessoas inscritas de Norte ao Sul do Brasil. Muitos leigos, bispos referenciais para o ecumenismo, padres, religiosas e diáconos envolvidos e interessados na dimensão Ecumênica, constitutiva da nossa fé cristã”, afirmou.

Programação e temas

O encontro vai refletir, no primeiro dia, sobre o fundamentalismo e os muros que a partir dele se constroem na sociedade brasileira e no mundo. O segundo dia será dedicado à reflexão e apresentação de testemunhos que ajudam a construir pontes de fraternidade. Padre Marcus reforça a certeza de que a busca da unidade é a primeira missão para todos os católicos. “Que o nosso Simpósio possa ajudar na promoção do ecumenismo no seio da Igreja Católica”, apontou.

Serão assessores do encontro a doutora em Teologia pela PUCPR, irmã Raquel de Fátima Colet, Filha da Caridade da Província de Curitiba. Ela também é representante católica na Comissão Teológica do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC); o mestre em Teologia pela PUCPR, padre Rene José de Sousa, presbítero da diocese de São Carlos (SP). Sua reflexão será sobre os muros de inimizades erigidos pelos fundamentalismos e o diálogo e a fraternidade como caminhos para a sua superação.

Como se preparar:

O padre Marcus recomenda que, como forma de se preparar, os inscritos tenham previamente alguma forma de contato com Texto Base da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 e a Carta Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco. 

Fonte: CNBB

Imagem: Reprodução

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *