
Na tarde desta terça-feira, 26 de janeiro, religiosos e religiosas protocolaram um pedido de Impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. A peça, escrita pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), teve apoio do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), Comissão Nacional Justiça e Paz, Câmara Episcopal da Igreja Anglicana do Brasil (IEAB), Aliança de Batistas do Brasil (ABB), além de diversas lideranças católicas e evangélicas.
Documento é assinado por 380 pessoas ligadas a igrejas cristãs, incluindo católicas, anglicanas, luteranas, presbiterianas, batistas e metodistas, além de 17 movimentos cristãos.
O pedido em questão concentra-se na denúncia dos crimes de responsabilidade referentes à área de saúde, o manejo criminoso das políticas sanitárias durante a pandemia, o não acesso à vacina, e o desprezo pela vida dos cidadãos e cidadãs brasileiras, usurpando-lhes o direito à saúde e infringindo, assim, diversos artigos da Constituição Federal.
“A motivação principal deste pedido está relacionada à ausência total de iniciativas da parte do governo para diminuir e conter os impactos da pandemia de Covid-19”, afirmou a pastora Romi Bencke, representante do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs.
“O sufoco de Manaus é o sufoco do país inteiro, que neste momento tem população abandonada porque temos um governo que nega o direito à vida”, disse.
“Bolsonaro atuou contra recomendações de autoridades sanitárias, desrespeitou regras de obrigatoriedade de uso de máscaras, promoveu e estimulou aglomerações, colocou em dúvida a eficácia e promoveu obstáculos à aquisição de vacinas, fez campanha pelo uso de medicamentos e tratamentos não corroborados pela comunidade científica, o que resultou, entre outras consequências, na pressão do Ministério da Saúde para uso dos medicamentos sem eficácia comprovada em Manaus ao mesmo tempo em que se esgotava o estoque de oxigênio na cidade”, diz o pedido.
CLIQUE AQUI e leia a peça (do Impeachment) na íntegra.
O pedido é assinado pelos seguintes movimentos:
- Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil (Anneb)
- Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep)
- Coletivo Abrigo: Pastoral de educação e assistência social de Porto Alegre – RS
- Coletivo Empatia Clarifranciscana
- Coletivo Juventudes, Fé, Ciência.
- Coletivo de Mulheres das Organizações Religiosas do Distrito Federal (Comordf)
- Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic)
- Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB)
- Cristãos Contra o Fascismo
- Instituto Catarinense de Juventude (ICJ)
- Juventude Franciscana do Brasil (Jufra)
- Liberta – Movimento de Igrejas Libertárias
- Movimento Fé e Política RS
- Movimento Social de Mulheres Evangélicas do Brasil (Mosmeb)
- Movimento Social Religioso do Distrito Federal
- Mulheres Contra Bolsonaro
- Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP)