Igrejas históricas serão observadoras do processo eleitoral em El Salvador

Foto ilustrativa: Rafael Menjivar

EL SALVADOR –

A Igreja Luterana Salvadorenha (ILS) será uma das observadoras do processo eleitoral que acontecerá em El Salvador no dia 28 de fevereiro, no qual serão eleitos deputados e membros dos Conselhos Municipais. As igrejas Anglicana, Reformada e Batista Emanuel também participam, unindo forças neste trabalho coletivo.

As eleições de 28 de fevereiro são as décimas desse tipo desde a assinatura dos acordos de paz de 1992 e a décima segunda desde a promulgação da Constituição da República de 1983; São eleitos os 84 deputados à Assembleia Legislativa, que constituem a Assembleia Legislativa do país, bem como os membros das Câmaras Municipais dos 262 municípios do país.

A partir do espaço ecumênico, indicaram que traçaram um plano de observação eleitoral presencial e virtual, com equipes posicionadas em diferentes pontos. O trabalho presencial será realizado em mais de 60 centros de votação, que serão observados por uma rede nacional de lideranças das comunidades, que, cumprindo todos os protocolos de biossegurança e com credenciamento do Tribunal Supremo Eleitoral, farão ser treinados e qualificados para o processo.

A maioria dos grupos de observadores será composta por jovens. “São pessoas que pertencem às nossas igrejas”, disse o Rev. Rafael Menjivar, da Igreja Luterana de Salvador (ILS), que considerou que não descartam “ter o apoio de pessoas que queiram nos ajudar e que não precisam ser membros, mas eles querem ajudar. ” Menjivar acrescentou que o processo virtual terá “dez centros com um pouco mais de gestão de tecnologia”, de onde também será seguido o processo eleitoral.

As igrejas apelaram aos candidatos e partidos políticos para uma campanha de respeito e altura. “A todos os políticos, para que deixem de usar esse discurso de luta, ódio e ressentimento e sejamos orientados para essa reconciliação, perdão e união de que nosso Senhor Jesus Cristo nos chama”, disse o Rev. David Alvarado, Bispo do Episcopal Anglicano Igreja. O observatório foi batizado de Revda Cecila Alfaro, em homenagem à falecida pastora luterana, pioneira do esforço democrático que hoje se reflete no trabalho ecumênico de observação do processo eleitoral.

Leia o texto original da Red de Comunicaciones – LAC – LWI, aqui

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *