Manifesto do Forum Inter-religioso de Alagoas pelo tombamento da igreja Batista do Pinheiro

BRASIL-

A cidade de Maceió vem assistindo atônita a destruição de toda uma região de seu munício, vítima da ganância associada à arrogância e descaso com a população feita por uma empresa com o apoio de dirigentes e governantes. Os bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Farol e Bom Parto foram assolados não por um “acidente” ou “desastre natural”, mas por uma ação predatória à Natureza em nome do lucro desenfreado e desumano.

Neste contexto de desumanização das relações entre agentes públicos e privados, emerge uma instituição que sempre caminhou na direção contrária, de valorização – e mais que isso – de priorização das relações pessoais, a Igreja Batista do Pinheiro, que tem relevantes ações não apenas à sua congregação, mas a toda sociedade maceioense e alagoana desde às suas origens no bairro do Pinheiro na década de 40.

A Igreja Batista do Pinheiro, cujas ações se estendem do litoral norte ao sertão alagoano, sempre marcou suas ações para além do campo religioso cristão, mas também no âmbito social, na denúncia de injustiças e da defesa dos direitos básicos dos grupos mais vulneráveis de nosso Estado.  Durante estes quase 80 anos, a Igreja Batista do Pinheiro marcou sua trajetória social abrigando e apoiando atividades relevantes, como: acolhimento de crianças/moradores em situação de rua, feiras de produtos da agricultura camponesa da Comissão Pastoral da Terra, ações de saúde pública, ações do Programa Justiça Itinerante e do Programa Posse Legal/TJ-AL; bem como espaço de luta contra homofobia, racismo e a violência contra as mulheres, e ainda, se constitui como espaço de diálogo ecumênico e inter-religioso.

Por tudo isso, o Fórum Inter-religioso de Maceió não poderia deixar de apoiar e não apenas apoiar, conclamar às várias instâncias do poder público em reconhecer esta relevante participação concedendo o Tombamento Histórico desta instituição.

Demonstre publicamente a sua indignação com o crime ambiental cometido assinando este manifesto apoiando o tombamento do nosso templo: https://www.change.org/p/sociedade-alagoana-eu-apoio-o-tombamento-do-templo-da-igreja-batista-do-pinheiro-em-macei%C3%B3-alagoas?recruiter=1195905740&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=share_petition&use_react=false

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *