Declaração da IAMSCU sobre Equidade Global da Vacina

Por IAMSCU-
Traduzido e adaptado por Sara de Paula

A Associação Internacional de Escolas, Faculdades e Universidades Metodistas – International Association of Methodist Schools, Colleges, and Universities (IAMSCU) emitiu uma Declaração sobre Equidade Global de Vacinas em 17 de maio de 2021. Este documento é o resultado da Consulta Global da IAMSCU sobre Equidade de Vacinas, realizada em 4 de maio de 2021, em parceria com a Consulta Ecumênica sobre Protocolos de Adoração, Fraternidade e Sacramento, Faculdade de Teologia Candler, Universidade Emory e a Junta Geral de Educação Superior e Ministério da Igreja Metodista Unida. A Declaração da IAMSCU reafirma os princípios da educação Wesleyana e Metodista, exorta os governos e empresas a apoiarem os esforços de vacinação globalmente, promove a igualdade de vacinação entre as instituições membros e coloca em prática os ensinamentos e recomendações de líderes de saúde pública, educacionais e religiosos.

Dr. Thomas Wolfe, Presidente da IAMSCU e Presidente da Faculdade de Teologia Iliff em Denver, CO, afirmou que “a Declaração da IAMSCU realmente reflete o conteúdo de nossa consulta mundial e está em alinhamento com as intenções de nosso Conselho de Diretores. Agora nosso trabalho começa!”. As próximas etapas incluirão o compartilhamento, distribuição e divulgação do documento para vários parceiros e organizações que apoiam a equidade da vacina. O documento será traduzido em vários idiomas, incluindo espanhol, francês, coreano, português e suaíli. IAMSCU espera implementar as ideias propostas na Declaração promovendo ações envolvendo escolas, faculdades, escolas de teologia e universidades em todo o mundo. A associação continuará informando seus membros sobre como contribuir para a equidade da vacina e como promover ações conjuntas em seus contextos locais.

Declaração Global da IAMSCU sobre Equidade de Vacinas é o resultado de um processo de consulta que trouxe líderes, profissionais de saúde pública, acadêmicos e ativistas de 5 continentes para discutir sobre as experiências mundiais com a pandemia global de COVID-19, considerar se novas vacinas estão disponíveis, e discutir maneiras de promover uma distribuição equitativa de vacinas em todo o mundo. Os palestrantes e participantes discutiram como instituições educacionais e instalações de saúde nas tradições Wesleyana e Metodista poderiam promover esses objetivos e contribuir para a acessibilidade da vacina contra COVID-19 em todo o mundo.

Os principais oradores durante a consulta incluíram líderes bem conhecidos em várias partes do mundo: Bispa Joaquina Nhanala, MDiv (Moçambique), Dr. Joshua San Pedro, MD (Filipinas), Dr. Emmanuel Kodjo Niamkey, MD (Costa do Marfim), Dr. James Hildreth, MD, PhD (Estados Unidos), Dr. Stephen Hendricks, MPH, DMedSc (África do Sul), Dr. Young Min Paik, PhD (Coreia do Sul), Dra. Diana Sanchez-Bushong, PhD (Estados Unidos) e Bispo Rosemarie Wenner, Exmo. Dra. e Secretária de Genebra do Conselho Metodista Mundial (Alemanha).

A consulta também envolveu participantes de muitas outras instituições, organizações de saúde, agências gerais, igrejas, grupos de direitos humanos e comunidades em todo o mundo. Um vídeo da consulta está disponível aqui: https://echo360.org/media/9f0eb2d6-a390-470b-8b68-6b9396b8ae82/public .

*IAMSCU é uma associação mundial conectada a mais de 1.000 instituições em 80 países e 5 continentes. A associação trabalha em parceria com outras associações regionais dedicadas à educação Metodista: Associação Africana de Instituições Metodistas de Ensino Superior (AAMIHE), Associação Africana de Instituições Teológicas Metodistas Unidas (AAUMTI), Associação Ásia-Pacífico de Instituições Educacionais Metodistas (APAMEI), Associação de Escolas Filipinas, Faculdades, Universidades e Seminários Metodistas (PAMSCUS), Associação de Instituições Educacionais Metodistas na Índia (AMEII), Seminários Teológicos Metodistas na Europa (MTSE), Fundo de Escolas Independentes Metodistas (MIST), Academias e Escolas Metodistas Trust (MAST), Associação Latino-Americana de Instituições Educacionais Metodistas (ALAIME). Para obter mais informações, entre em contato com a IAMSCU: iamscu@iamscu.org

Sara de Paula é tradutora independente

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *