Ciência e Fé: os caminhos do Sagrado no pós-pandemia

A partir de 29 de julho e em outros quatro encontros mensais, o Instituto Ciência e Fé de Curitiba promove o debate “Os caminhos do Sagrado no pós pandemia”. O evento será totalmente online e vai tratar dos impactos causados pela disseminação descontrolada do SARS-CoV-2 e suas consequências sobre a espiritualidade humana, a partir da visão de representantes das religiões Católica, Judaica, Budista, Protestante e Espírita. As inscrições podem ser feitas neste link.

Em menos de dois anos, aproximadamente quatro milhões de pessoas já morreram, inúmeros países se depararam com hospitais lotados, UTIs sem vagas, hospitais de campanha construídos, como se estivéssemos numa guerra. Muito tem se especulado sobre como estaremos ao fim da pandemia da COVID-19. Seremos pessoas melhores, cidadãos mais conscientes ou, nos tornaremos mais frios e insensíveis?

Afinal, de repente, o mundo ficou mais atento à finitude e ao sofrimento humanos. Os questionamentos a respeito do momento atual vem causando uma certa efervescência – individual e coletiva – e levou o ICF a buscar a reflexão ecumênica sobre este tema, tão inquietante. O evento, que tem a coordenação do médico mastologista e professor de Bioética, Dr. Cícero Urban, terá ao todo cinco encontros online, com duração de uma hora. A expectativa dos organizadores é lotar as salas com capacidade para 500 pessoas.

Cada expositor terá de responder a perguntas de profissionais como o professor, Antônio Carlos Costa Coelho, especialista em  judaísmo, e o advogado e ex-presidente da OAB-PR, Dr. José Lúcio Glomb. Cinco jornalistas também foram convidados para o debate.

A ex-diretora do Jornal Gazeta do Povo e atual diretora da Argumento Comunicação, Sandra Gonçalves, e Andre Nunes, da Talk Comunicação já confirmação suas participações. “A Fé que o vírus não abate” é o tema da abertura, no dia 29, com Dom Ricardo Hoepers, Bispo da Diocese de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.  

Veja a programação:

29.07Dom Ricardo Hoepers (visão católica)Bispo da Diocese de Rio Grande, no Rio Grande do SulDebatedores:Dr. José Lúcio Glomb – advogadoAndré Nunes – jornalista 

26.08Rabino Pablo Berman (visão judaica)Debatedores:Antônio Carlos Costa Coelho – professorDiego Antonelli – jornalista 

30.09Jubal Sergio Dohms (visão budista)Debatedores:Raul Anselmi – cirurgião do aparelho digestivoCristiano Machado – urologista 

28.10Reverendo Jean Carlos Selleti (visão protestante)Debatedores:Edmilson Fabbri – cirurgião geralSandra Gonçalves – jornalista

 25.11A visão espírita (aguardando as confirmações) 

Texto: Vanusa VicelliImagem:

Reprodução/CONIC

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *