A AmazôniaBrasileira resiste! E com ela seus povos, culturas e tradições

A Amazônia Brasileira resiste! E com ela seus povos, culturas e tradições. No entanto, lembramos que as ameaças à sua conservação são muitas: intensificação das queimadas e do desmatamento, grilagem de terra, construção de grandes empreendimentos e avanços do agronegócio, da mineração e do garimpo e financeirização da natureza.

E que essas ameaças afetam diretamente os diversos povos originários que vivem na região. O futuro da Amazônia depende do respeito para com os povos indígenas que ali vivem, seus modos de ser e seus territórios. 🏹🌿 É o que nos ensina o povo Jamamadi Deni, da Terra Indígena Inauini Teuini, sul do estado do Amazonas.

A exposição “Povo Jamamadi Deni – festa e resistência na Amazônia brasileira nasce do material coletado para a produção do caderno da Semana dos Povos Indígenas 2020 do COMIN, que tem como tema “Povo Jamamadi Deni – festa e resistência na Amazônia brasileira”. As fotos e diálogos aqui apresentados foram capturados por pessoas da equipe durante visitas à comunidade do Tocimão em 2017, 2018, 2019 e março de 2020 – momento do lançamento do caderno na comunidade.

Confira https://comin.org.br/exposicao/

A lógica de vida e organização social dos povos indígenas não compreende a exploração desmedida da natureza e a ganância. A floresta e seus rios são locais de moradia e subsistência a essas pessoas. Mais do que isso, atualmente, os povos veem esses espaços não apenas como locais de sobrevivência, mas também para a garantia de um futuro com maior qualidade de vida. São seus territórios os locais de resiliência diante dos efeitos negativos da ocupação desordenada da Amazônia e a destruição de grandes áreas de floresta. Por isso, o futuro do bioma depende do respeito para com os povos indígenas que ali vivem, seus modos de ser e seus territórios.

Povo Jamamadi Deni

Na Terra Indígena Inauini Teuini, localizada nos municípios de Boca do Acre e Pauini, no sul do estado do Amazonas, vive o povo indígena Jamamadi Deni da comunidade do Tocimão. O povo Jamamadi Deni vive coletivamente e em harmonia com a conservação da natureza, fazendo de seu território um espaço de festa e também de resistência.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *