Preservação das florestas: CONIC mobiliza igrejas-membro e regionais para a ação

Preocupar-se com o meio ambiente deve ser um compromisso de todos nós. O aquecimento global, as secas cada vez mais severas, bem como a extinção de diversas espécies são apenas alguns exemplos que que algo não está certo com a Criação. E cuidar das florestas é um passo importante. Enquanto pessoas de fé, precisamos estar atentos a tudo aquilo que destrói a natureza (Ap 11:18), afinal, só temos uma Casa Comum. Se ela morrer, também morremos! É por isso que o CONIC tem empreendido algumas ações internas no sentido de contribuir para um mundo mais verde. Uma dessas iniciativas foi a decisão de não mais vender os materiais da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) de maneira impressa, mas apenas virtualmente. 

O outro passo dado é mais recente: estamos fortalecendo a incidência da Iniciativa Inter-religiosa Pelas Florestas Tropicais – IRI Brasil. Inclusive, criamos um menu em nosso site só para divulgar o projeto, que busca conscientizar líderes religiosos e as comunidades de fé em geral a contribuírem com o esforço mundial de preservação das florestas que ainda restam.

Regionais do CONIC 

No último dia 11 de outubro, o CONIC convidou todos os Regionais, bem como representantes das igrejas-membro, para apresentar a IRI Brasil, compartilhar as ações planejadas para o nosso país e identificar estratégias de potencializar as ações da IRI. A ideia era pensar maneiras de como eles poderiam envolver igrejas, comunidades e movimentos nesta iniciativa. O encontro, feito de modo virtual, foi aberto pelo pastor Inácio Lemke, presidente do CONIC.

Ele saudou os presentes e falou a importância de termos unidade, também, neste tema. Em seguida, o Conselheiro Sênior para Florestas e Clima do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, Charles McNeill, agradeceu o apoio do CONIC, na pessoa da pastora Romi. 

“Estamos muito gratos à pastora Romi Bencke por seu apoio generoso à IRI desde o início”, disse. Ele também afirmou que o CONIC tem inspirado as Nações Unidas. “Nós, nas Nações Unidas, somos inspirados pela obra do CONIC no Brasil”, especialmente no que diz respeito a questões como “luta pelos direitos humanos e por justiça”.

 Sabemos que há desafios extraordinários no Brasil para a proteção da Amazônia e [a garantia de] direitos dos povos indígenas. E pretendemos apoiar você e a IRI de todas as formas. Em nome das Nações Unidas, envio a vocês profundo agradecimento, pelo trabalho incrivelmente importante para as pessoas e o meio ambiente no Brasil”, concluiu.

Reações Igrejas e Regionais 

Os participantes fizeram diversas análises e apontamentos, trazendo dados sobre aquilo que eles percebem em suas localidades, e também apontando caminhos a serem percorridos. A seguir, eis alguns dos pontos que foram levantados para a reflexão do grupo:

 • A defesa das florestas, muitas vezes, não é vista como valor.• O movimento ecumênico tem material de formação sobre valorização das florestas.

• Num cenário de dominação de grupos econômicos, aumento dos preços dos alimentos, acúmulo de dinheiro, o que tem sido feito: proteção ou destruição da natureza?

• Instituições e organizações que atuam no tema da preservação, muitas vezes, trabalham de modo separado, fragmentado. 

• Poderia vincular iniciativas como “lixo zero” à proteção das florestas.

• É extremamente importante levar esta iniciativa para dentro das igrejas com o objetivo de integrar essa ação ao que as igrejas já desenvolvem.

• É preciso garantir e priorizar a formação de consciência ambiental para crianças, e identificar estratégias de diálogo para enfrentar as dificuldades de inserção de temáticas relacionadas ao meio-ambiente nas comunidades.

É tempo de plantar 

O encontro também contou com a participação de Mirian Platzaf, que apresentou o projeto “É tempo de Plantar” – que é bastante aderente ao trabalho da IRI e pode ser um reforço no fortalecimento da temática. Para conhecer o projeto e sua atuação, clique aqui.

 Histórico da parceria IRI e CONIC

 Desde o ano de 2019, o CONIC tem participado ativamente da articulação, no Brasil, da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas (IRI). A IRI surge no contexto da “Década da Restauração”, estabelecida pela ONU que tem como meta recuperar, pelo menos, um bilhão de hectares degradados de terra – uma área do tamanho da China. No Brasil, estima-se que 50 milhões de hectares de terras florestais estão degradadas e que precisam ser restauradas. Com a IRI, pretende-se que Igrejas e outras tradições de fé se engajem neste desafio ousado, mas imprescindível se desejamos garantir a existência de futuras gerações.

 Mas a consolidação da IRI Brasil enfrentou desafios, primeiro em função do contexto político brasileiro, hostil ao debate sobre projetos de desenvolvimento sustentáveis. No ano de 2020, quando seria feito o lançamento oficial da IRI no Brasil, veio a pandemia, que paralisou as atividades programadas. Agora, no entanto, é tempo de retomar as articulações, de modo que o projeto deslanche em todos os estados brasileiros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *