Fake News: Recebi uma notícia e não sei se é verdadeira

A Campanha Primavera para a Vida 2021 aborda o caminho da verdade como um princípio cristão que produz paz e justiça e denuncia os danos que a cultura de produzir e difundir “Fake News” (expressão sofisticada para o termo “mentira”) tem causado em nossa sociedade, de modo mais particular em comunidades de fé. Por isso, o texto que nos inspira é: “Guarda os teus lábios de falarem enganosamente, quem diz a verdade manifesta a justiça”. Pv 12:17a.

Whatsapp:  Tirar um fato de seu real contexto também é uma das estratégias da máquina de mentiras para nos enganar. Nesse caso, podemos adotar algumas medidas. Duas delas são: investigar a autoria por trás da publicação e a data em que ela foi feita. Às vezes, fatos antigos são utilizados em um contexto diferente para prejudicar alguém.

Por exemplo: em 2020, uma imagem de Joe Biden beijando o rosto de uma criança voltou a circular nas mídias sociais. A foto trazia consigo uma acusação de pedofilia ao então candidato à presidência dos Estados Unidos. Mas a verdade é que o registro original foi feito em 2015 durante o funeral do seu filho e Biden apenas consolava o neto.

A Campanha Primavera para a Vida 2021 é realizada pela CESE com apoio do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas CristãsColetivo Bereia e da ALC Noticias.https://alc-noticias.net/bp/2021/10/19/fake-news-como-posso-checar/

Arte: @atelie15

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *