Fórum ACT América do Sul-FESUR organiza Seminário Regional “É tempo de esperançar!”

O Seminário Regional “É tempo de esperançar!” organizado pelo Fórum ACT América do Sul (FESUR) acontecerá em modo virtual nos dias 18-19 de novembro de 2021. Seguindo as recomendações da pesquisa “Fundamentalismos, crise da democracia e ameaça aos direitos humanos na América do Sul“, o seminário reúne jovens da América do Sul para aprofundar sua compreensão das questões de direitos da juventude, tais como justiça de gênero, economias sustentáveis e trabalho decente, e mudança climática. O seminário também visa fortalecer a participação social e a articulação ecumênica dos jovens.

A juventude tem sido um setor particularmente afetado pela desigualdade social e econômica na América Latina e no Caribe, agravada pela pandemia da COVID-19. Ao mesmo tempo, elas e eles assumiram um papel de liderança ao exigir seus direitos sociais e econômicos na região, assim como vimos as ações da juventude ao exigir ações sobre a mudança climática e a justiça ambiental na região. Comunidades de fé não têm sido alheias a esses movimentos, e jovens de várias expressões religiosas trabalharam a partir de suas organizações em propostas para impactar as comunidades, e na defesa social e política da justiça e da paz.

Esta reunião é preparatória para a Assembléia Geral da Aliança ACT, convocada de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2021, sob o tema “Esperança em ação – as pessoas primeiro” e com ênfase no tema da juventude e da justiça climática.  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *