Faleceu ontem o Bispo Stanley da Silva Moraes

Bispo Stanley da Silva Moraes

BRASIL-

Faleceu ontem o Bispo Honorário da Igreja Metodista no Brasil, Stanley da Silva Moraes, 73. Nos últimos dias, o Bispo tratava um quadro crítico de Covid-19, pneumonia e outras complicações devido ao rim transplantado em 2015. O Bispo Stanley deixa a esposa Rute Moraes, duas filhas (Taís e Liane), dois genros (Oseias e Wagner), além das duas netas Maria Luiza e Eduarda e os netos Pedro e Rafael. O corpo do bispo será cremado hoje às 20h30 com uma despedida restrita aos familiares.

Saúde – O Bispo Stanley Moraes realizou um transplante de rins, em 31 de maio de 2015, no Centro Cirúrgico do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Foram quase 7 horas de cirurgia. Stanley reagiu bem ao pós cirúrgico e seguiu com as medicações e cuidados que um transplantado precisava. Seguia sua vida com normalidade e servindo a Cristo e a Igreja e se dedicando à família como sempre fez durante toda a sua vida.

Nos últimos dias, precisou retomar ao hospital porque a saúde não estava bem. A filha Taís Moraes, foi informando nas redes sociais o estado de saúde do pai. “Desde o dia de ontem (7/11) o quadro do meu pai está estável, o covid não avançou e tem tido pequeninas melhoras em alguns índices. Hoje ele conversou um pouquinho comigo, o que me deixou muito feliz. Ele está lutando pela vida!”, publicou no dia 7 de novembro; e no dia 11, ela informou que o Bispo continuava lutando pela vida e que o Salmo 46 estava bem presente na vida da família. Infelizmente, o estado de saúde piorou muito.

Ministério Pastoral –   O Bispo Stanley da Silva Moraes foi consagrado como diácono no final de 1970; em 1971, recebeu a primeira nomeação pastoral para Porto Alegre/RS. Somente em Cruz Alta/RS chegou a pastorear 16 Congregações. Dedicado, o Bispo sempre teve em mente servir a Deus em uma “Igreja serva, em que cada crente servisse a Deus e às outras pessoas com alegria”, disse em entrevista realizada para o Expositor Cristão, em 2017. Foi professor de teologia pastoral e Diretor no Instituto Teologico João Wesley. De 1981 a 1987 foi pastor em Santa Maria.­

Stanley foi eleito Bispo da Igreja Metodista em 1991; onde presidiu a 2ª região até 1998, posteriormente ocupou o cargo de Secretário Executivo do Colégio Episcopal, em 1998, aliás, função que exerceu até 2018 completando 26 anos de trabalho dedicado a area geral da Igreja Metodista como bispo e com Secretário Executivo do Colégio Episcopal, mas como ele afirmava “nunca deixei de ser mesmo foi pastor”. 

No Lar Metodista, em Santa Maria e IRMA, em Alegrete, no Rio Grande do Sul, o Bispo Stanley foi Monitor de crianças pobres por mais de 20 anos (1965 a 1988) como voluntário. Ele ajudava as crianças a fazer seus trabalhos escolares, orientava jogos e brincadeiras, dirigia momentos de espiritualidade e atendia outras necessidades.

Em 2006, na segunda fase do Concílio Geral, os/as delegados/as elegeram os Bispos Stanley da Silva Moraes, Geoval Jacinto da Silva e Josué Adam Lazier como Bispos Honorários da Igreja.

No dia 22 de setembro de 2012, ele tomou posse como Presidente do Conselho Superior de Administração – Consad, permanecendo no cargo até agosto de 2014. Cuidava do pastoreio do conselho em nome do Colégio Episcopal, além de cuidar das dimensões confessionais da Rede Metodista de Educação.

O Bispo Stanley, atualmente era membro da Igreja Metodista da Penha, em São Paulo. Também atuava como apoio episcopal da assessoria da 3ª Região Eclesiástica. Além disso, era presidente da Secretaria Regional brasileira do Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI-BR).

O Bispo Stanley recebeu a Ordem do Mérito Metodista, em fevereiro de 2017 – um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados na missão, na Catedral Metodista de São Paulo, juntamente com outros homenageados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *