Jovens da FUMEC reafirmam seu compromisso de continuar tecendo fios de justiça

FUMEC- Asamblea en México 2021

MEXICO-

Dianet de la C. Martínez Valdés 

Marcelo D. Leites 

A Federação Universal dos Movimentos Estudantis Cristãos na América Latina e no Caribe realizou sua XIV Assembléia Regional e Consulta Temática sobre Democracia, Direitos Humanos e Fundamentalismos de 25 a 28 de novembro no Seminário Anglicano de San Andrés, na Cidade do México. Jovens e estudantes de 9 países da região reafirmam seu compromisso de continuar tecendo fios de justiça em uma América Latina e Caribe atingida pelas desigualdades e pelo avanço dos fundamentalismos

Após quase 18 meses de adiamento devido a pandemia da COVID-19 que mudou radicalmente nossa maneira de trabalhar e de nos relacionarmos, a FUMEC-LAC conseguiu realizar sua primeira reunião regional presencial. Durante a reunião, delegada/os/es da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Uruguai, Cuba, México, Peru, Venezuela, compartilharam a experiência do reencontro após tantos abraços adiados. A celebração da identidade mequense, a observação dos contextos, o planejamento das ações transformadoras que sempre caracterizaram a Federação foram entrelaçados no caminho percorrido durante os 4 dias. 

Na Consulta sobre Democracia, Direitos Humanos e Fundamentalismos, houve dois momentos que atraíram atenção especial. Uma delas foi a visita à Casa Mambré, um Centro de Migrantes e Refugiados na Cidade do México, de onde a juventude escutou experiências de pessoas em trânsito em um contexto marcado pela falta de direitos, violência e inquietação de pessoas, que em sua maioria vêm do Triângulo Norte, e que iniciam seu trânsito em busca de novos sonhos. Houve também um painel temático sobre gênero e fundamentalismos, uma continuação do seminário realizado em nível regional em modo virtual durante outubro-novembro de 2020. O painel foi moderado por Sarahí García Gómez, Presidente cessante da WSCF-ALC, e abordou os seguintes tópicos: As teologias feministas decoloniais como alternativas para análise e prática libertadora diante dos fundamentalismos pela Dra. Marilú Rojas Salazar; Como os fundamentalismos afetam a agenda dos direitos na ALC: comunidades Lgbtiq+, comunidades afro, comunidades indígenas e mulheres? por Enrique Vega-Dávila; e o papel da mídia na agenda dos fundamentalismos na América Latina: provocações para a busca de defesa política-pública da justiça por Priscila Barredo. 

A Federação tem sido e continua a ser um espaço para a formação e capacitação de lideranças militantes como parte do movimento ecumênico, igrejas e sociedade civil. Como uma organização dirigida por juventudes e estudantes, a Assembleia estabeleceu linhas estratégicas e temáticas gerais que lançarão as bases para a posterior construção de um novo plano estratégico para o quadriênio 2022-2025 e promoverão propostas em nível global da Federação para combater os fundamentalismos, desigualdades e exclusão como consequência da mudança climática e das injustiças socioeconômicas. Outros pontos-chave que marcarão a agenda são a migração e a construção da paz a partir de uma perspectiva ecumênica e inter-religiosa e a justiça de gênero com uma perspectiva decolonial. 

Além de seus componentes temáticos e de planejamento, a Assembleia viu a eleição de seu conselho de administração latino-americano e a nomeação de seus membros ExCo. Em um espírito de consenso e companheirismo, o compromisso com a liderança jovem foi reafirmado, com a nova diretoria composta por: Julio González (Venezuela, Presbiteriano) Presidente; Yenny Fernández Lugo (Colômbia, Presbiteriana) Vice-Presidente; Oscar Reicher Salazar (Chile, Independente) Tesoureiro; Jorge González Núñez (Cuba, Episcopal) Vogal; e Malena Lozada Montanari (Argentina, Metodista) e Natalia Miguel Blanco (Brasil, Metodista) como representantes do Comitê Executivo Global.

 

Asamblea FUMEC 2021

A FUMEC-ALC agradeceu e reconheceu os resultados do trabalho dos membros do conselho de saída de 2013 a 2021: Sarahí García Gómez (Presidente), Oscar Reicher (Vice-Presidente), Rev Chris Ferguson (Tesoureiro Honorário), Johana Núñez Olaciregui (Membro) e Marcelo Leites, que recebeu reconhecimento especial por seu compromisso, dedicação e resultados do trabalho como Secretário Regional de 2011 a 2021. Ele também recebeu formalmente Dianet de la Caridad Martínez Valdés na Secretaria Regional, eleita pelo Comitê Executivo Global em julho de 2021. 

No marco do lançamento da campanha internacional 16 dias de ativismo contra a violência de gênero, a Assembleia realizou uma liturgia ecumênica em 25 de novembro – Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Violência de Gênero – na qual foi afirmada a diversidade de nossas identidades, lembrada a marca das mulheres de nosso continente, bem como a rejeição retumbante de todos os tipos de violência contra mulheres e meninas, e o compromisso profético de continuar construindo relações de justiça e equidade para um mundo novo e melhor. 

Tradução: Natália Blanco 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *