NOVO Livro de José Brissos-Lino: “A TEOLOGIA DE JESUS: Tudo o que o Mestre falou”

A TEOLOGIA DE JESUS: Tudo o que o Mestre falou
Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2021

Autor: José Brissos-Lino
Prefácio de Viriato Soromenho Marques

O livro agora publicado, da autoria do Prof. José Brissos-Lino, é extremamente inovador e constitui um excelente contributo científico que todos os estudantes de Teologia e Ciência das Religiões ganhariam em ler. O objecto da investigação a que o autor se propôs era simples: realizar o levantamento exaustivo de todo o discurso directo de Jesus Cristo, o fundador do cristianismo, plasmado nos quatro Evangelhos canónicos, e depois organizá-lo tematicamente, de modo a que nos pudéssemos aperceber, quer das grandes ênfases do seu pensamento, quer das matérias menos relevantes ou mesmo ausentes do seu discurso.


Procurou-se que este livro surgisse o menos enviesado possível, do ponto de vista doutrinário e confessional, permitindo assim leituras diversas por parte dos diferentes ramos religiosos que se inserem na fé cristã, ou dela se reclamam. Para tal o autor optou por se apoiar o mais possível nos próprios textos bíblicos e menos na produção teórica dos teólogos, esperando que o resultado seja útil para o fim em vista.


Numa recensão crítica à obra, Vítor Rafael diz: “Ao longo dos oitos capítulos que compõem o livro, e com base em inquérito efetuado aos discursos e às “frases soltas” de Jesus constantes nos quatro Evangelhos, o autor analisa magistralmente a doutrina, a ética e a espiritualidade de Jesus. No capítulo sétimo, em jeito de sumário, discorre
acerca dos equilíbrios necessários em matéria doutrinária contra certos exageros hermenêuticos praticados por muitas das instituições religiosas na atualidade (…). Esta obra, com um título bem ousado e original, pretende marcar certamente um novo marco nas linhas de investigação em torno do pensamento teológico de Jesus.”

O Prof. Viriato Soromenho Marques, que escreve o Prefácio, refere-se deste modo à obra do autor: “É nesta paisagem conturbada que merece saudação a obra de José Brissos-Lino que estas palavras prefaciam. O seu breve ensaio, rico de clareza, rigor e substantivo conteúdo, é um importante contributo para o retorno às raízes da mundividência cristã, através do discurso directo de Cristo, tal como é exposto no texto dos quatro Evangelhos. Este exercício ultrapassa, amplamente, o plano de um estudo académico no domínio das ciências da Religião, que também sabe ser (…).

Muito mais do que um assunto confessional, neste livro procura-se contrariar, no seu tempo e modo próprios, a erosão do sistema imunitário cultural da nossa sociedade, exposto aos crescentes e mais ousados avanços da barbárie, sob todas as suas modalidades. Também por isso, o que este livro oferece aos seus leitores pode bem ser
classificado como um generoso serviço público.”


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *