Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022: “Vimos sua estrela no oriente…”

Photo: Albin Hillert/WCC

WCCO Conselho de Igrejas do Oriente Médio, com sede em Beirute, Líbano, foi o organizador do grupo de redação de conteúdo da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022. O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e o Vaticano já publicaram o material em várias línguas.

O Conselho de Igrejas do Oriente Médio, com sede em Beirute, Líbano, foi o organizador do grupo de redação de conteúdo da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022. O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e o Vaticano já publicaram o material em várias línguas.

As reflexões exploram como Cristãos e Cristãs são conclamados/as a ser um sinal para o mundo de Deus, trazendo unidade. Provenientes de diferentes culturas, raças e línguas, Cristãos e Cristãs compartilham uma busca comum por Cristo e um desejo comum de adorá-lo.

Embora as igrejas e o povo do Líbano tenham sofrido as consequências diárias de uma persistente crise política e econômica e enfrentado a tragédia da explosão de agosto de 2020 em Beirute, que causou centenas de mortes e deixou centenas de milhares de feridos ou desabrigados, Cristãos e Cristãs de diferentes igrejas no Líbano e países vizinhos encontraram a força espiritual para se unir e preparar os recursos, disse o Rev. Dr. Odair Pedroso Mateus, Secretário-Geral Adjunto do CMI e Diretor de sua Comissão de Fé e Ordem.

“Essas pessoas nos convidam a olhar para a estrela do oriente e adorar juntos o Filho de Deus encarnado”, disse o Reverendo. “Por este precioso dom espiritual, somos gratos a Deus e a elas.”

Cristãos e Cristãs do Líbano, Síria e Egito desenvolveram a minuta local para os recursos. Como é tradição, esta versão preliminar foi então finalizada por um grupo internacional representando o Conselho Pontifício da Igreja Católica Romana para a Promoção da Unidade Cristã e a Comissão de Fé e Ordem do CMI. Os recursos incluem um serviço ecumênico de oração de abertura, reflexões bíblicas e orações para oito dias, além de outros elementos de adoração.

Uma das reflexões nota que, neste mundo frágil e incerto, procuramos uma luz, um raio de esperança ao longe. “Em meio ao mal, ansiamos pelo bem”, diz a reflexão. “Procuramos o bem dentro de nós, mas tantas vezes somos oprimidos por nossa fraqueza que a esperança nos falta. Nossa confiança está no Deus que adoramos.”

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é uma observância ecumênica Cristã internacional realizada anualmente próximo ao período de Pentecostes no Hemisfério Sul e entre 18 e 25 de janeiro no Hemisfério Norte.

Todos os anos, os parceiros ecumênicos de uma região diferente são solicitados a preparar os materiais.

Com raízes que remontam a mais de um século, a oitava litúrgica é conclamada e preparada em conjunto desde 1966 (após o Concílio Vaticano II) pelo Igreja Católica Romana e pelo CMI.

Os materiais para 2022 já estão disponíveis em inglês, francês, alemão, espanhol, e português.

Ver também: www.oikoumene.org/semana-de-oracao

Folheto internacional da SOUC

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *