Dia Nacional de Luta contra a Intolerância Religiosa

KOINONIA-Presença Ecumênica e Serviço, CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço, FEACT – Fórum Ecumênico ACT Brasil  e CEBIC – Conselho Ecumênico Baiano de Igrejas Cristãs realizarão, na noite de quinta-feira (20), uma série de projeções em alusão ao 21 de janeiro, Dia Nacional de Luta contra a Intolerância Religiosa. A ação será nas ruas de três capitais do país: na Consolação, em São Paulo (SP), em Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ) e no Bairro 2 de Julho, em Salvador (BA).

 O ato se soma à programação da “Semana de Combate ao Racismo, Ódio e Intolerância Religiosa”, que busca sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento de toda forma de intolerância e violência religiosa que se acentuaram nos últimos anos. Instituída em 2007, a data é uma homenagem à “Mãe Gilda de Ogum”, que morreu há 22 anos, vítima de um infarto fulminante após ser vítima de racismo religioso. Mãe Gilda e o 21 de janeiro, desde então, simbolizam a luta pela *liberdade e o respeito à diversidade religiosa*. Nos últimos anos, terreiros de todo o país têm promovido *ações como forma de denunciar e cobrar providências do Estado.

 “Intolerância Religiosa é Crime!” As organizações que promovem esse ato assumem o compromisso de respeitar e reafirmar que todas as pessoas são dignas de respeito e liberdade de crença, inclusive as que não professam nenhum credo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *