Semana dos Povos Indígenas 2022: Direito ao território, direito à vida

BRASIL-

Está disponível o caderno da Semana dos Povos Indígenas 2022 do COMIN. O material tem como propósito apresentar a compreensão do que é o território para os povos indígenas, para além da noção deste como espaço delimitado de terra e sim como local “onde está conectada, intrinsicamente, sua forma de estar no mundo com outros domínios da vida”. Com texto de Douglas Jacinto da Rosa, do povo Kaingang, e ilustrações de Wanessa Ribeiro, do povo Guarani Mbya. Além do caderno, estão disponíveis materiais audiovisuais com ideias para docentes trabalharem sobre a temática com suas alunas e seus alunos em sala de aula.

O direito ao território poderia ser compreendido como apenas mais um dos direitos pelos quais os povos indígenas tanto lutam para que sejam consolidados na prática, mesmo estando garantidos na legislação. Porém, esse direito é reconhecido como garantidor do acesso aos demais direitos e fortalece a identidade étnica, os modos de vida próprios e, especialmente, o direito à vida em si.

Para além da compreensão do território como espaço delimitado de terra, os povos indígenas trazem consigo outra noção de território. O caderno da Semana dos Povos Indígenas 2022 tem como propósito apresentá-la e mostrar que ter o direito ao território garantido é caminhar em direção à vida digna, não somente para as pessoas indígenas, mas para todas as formas de vida que habitam este espaço.

Clique no título para abrir o material. Direito ao território, direito à vida

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *