Termos ambíguos do debate político atual: o pequeno dicionário que você não sabia que existia

Elaborado ao longo de 2021, o “Pequeno Dicionário” é uma iniciativa do Observatório de Sexualidade e Política (SPW, na sigla em inglês) em parceria com o Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) da UFRJ. A publicação resgata a fabricação e difusão de algumas das expressões mais frequentes do atual debate político brasileiro, como “politicamente correto”, “ideologia de gênero”, “marxismo cultural” ou “racismo reverso”.

Os e-books exploram a história de alguns termos super utilizados no atual debate político brasileiro – como *“ideologia de gênero” e “racismo reverso”* -, explicando, em linguagem simples, como e porquê eles se tornaram acusações. São duas versões: uma destinada a pessoas no Ensino Médio e outra ao público geral.

O Dicionário explica como e porque essas expressões foram criadas e como são usadas politicamente – em geral, como categorias de acusação. 

É um Dicionário em construção, pois novos verbetes serão adicionados em breve. E está sendo publicado em duas versões: uma destinada a pessoas que cursam o Ensino Médio e outra ao público geral.

Baixar e-book

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *