Ministério que ajuda sobreviventes de violência sexual é homenageado com prêmio

Kit Evans-Ford e sobreviventes de mãos dadas em frente à Casa de Cura e Esperança de Argrow em Davenport, Iowa. A empresa social, que fabrica e vende produtos de banho e corpo, foi fundada para fornecer um lugar seguro para mulheres que se recuperam de abuso doméstico para ganhar um salário digno. Foto cortesia de Kit Evans-Ford.

Por Kathy L. Gilbert
Traduzido e adaptado por Sara de Paula. Noticias MU

Kit Evans-Ford, fundadora da Argrow’s House of Healing and Hope (Casa de Cura e Esperança de Argrow), é uma dos quatro líderes espirituais diversos que receberão o Prêmio de Líder Inovador Tom Locke 2022 do Wesleyan Investive (Investidor Wesleyano) em uma cerimônia virtual em 22 de maio.

A Casa Argrow, nomeada em homenagem à avó de Evans-Ford, começou em 2017 em Davenport, Iowa. A empresa social fabrica produtos de banho e corpo e emprega mulheres vítimas de violência. A Casa Argrow também oferece serviços gratuitos para sobreviventes de abuso.

“Esse trabalho não é fácil. É um compromisso vitalício que exige muita energia e recursos pessoais”, disse Evans-Ford. “Ser abençoada por este prêmio é muito afirmativo e me permite saber que este trabalho não é em vão.”

Evans-Ford cresceu em Mebane, Carolina do Norte, e a maioria das mulheres de sua família eram ativas na Igreja Episcopal Metodista Africana. No entanto, levou muitos anos até que sua mãe e sua avó pudessem se tornar uma anciã local e diaconisa local. Sua mãe não foi ordenada como anciã local até seus 50 anos e sua avó se tornou uma diaconisa local apenas alguns meses antes de falecer aos 70 anos.

Ela disse que ver sua avó pregando seu primeiro sermão em uma cadeira de rodas foi uma imagem poderosa: “Isso me mostrou como é esse compromisso com Cristo mesmo em circunstâncias difíceis”.

Prêmios de Líder Inovador Tom Locke

Os outros vencedores de 2022 do Prêmios de Líder Inovador Tom Locke são:

  • David M. Bailey, fundador da Arrabon em Richmond, Virgínia, uma organização sem fins lucrativos que cultiva a cura e a reconciliação em um mundo racialmente dividido.
  • Coté Soerenes, cofundador e co-proprietário da Resistencia Coffee (Café Resistência) em Seattle.
  • Shannon Hopkins, cofundadora e líder de cultivo da Rooted Good (Bem enraizado), Londres, Reino Unido.

Wesleyan Investive (Investimento Wesleyano), anteriormente o United Methodist Development Fund (Fundo de Desenvolvimento Wesleyano), é uma organização sem fins lucrativos nacional de 50 anos que investe em liderança espiritual inovadora. Tom Locke é presidente da Investimento Wesleyano e este é o segundo ano que a organização realiza essas premiações.

Locke disse que esses prêmios se destinam a “promover a coragem de experimentar coisas novas e aprender”. Os destinatários recebem US$ 50.000 para aumentar sua liderança e potencial inovador.

Os vencedores dos prêmios são convidados a participar de uma coorte com outros destinatários para aprender e crescer juntos.

Evans-Ford também testemunhou abuso em sua família.

“Minha avó se casou com 14 anos. Meu avô tinha 27 anos e tinha problemas com alcoolismo. Havia a realidade do abuso no casamento”, disse ela. “Eu cresci vendo isso, então ainda jovem me envolvi com organizações de prevenção da violência.”

Em seu caminho para trabalhar pela não-violência, ela se juntou ao Peace Corps (Corpo da Paz), onde se tornou uma sobrevivente de uma agressão sexual “extremamente violenta”.

“A maior parte do meu ministério estava evoluindo em meio à minha própria cura”, disse ela. “A Argrow’s House era na verdade meu último trabalho no seminário.”

Enquanto ainda trabalhava no Corpo da Paz, ela também estava testemunhando no julgamento do homem que a agrediu. O homem, que ela disse ser um estuprador em série, foi condenado e sentenciado a 46 anos de prisão.

“Fazer esse trabalho e entender o que seria útil para os sobreviventes de trauma teve um significado mais profundo para mim, porque eu precisava entender o que me ajudaria a sobreviver”, disse ela.

Evans-Ford é treinadora e ativista há 14 anos na área de educação não-violência.

Ela é professora adjunta no departamento de teologia da Universidade St. Ambrose e é organizadora de ação evangelística para o Pace e Bene Nonviolence Service (Serviço de Não Violência Pace e Bene – ou do italiano, “Paz e Bem”). Ela organizou milhares de ações de paz em todo o mundo.

Evans-Ford também é autora de “101 Testemunhos de Esperança: Histórias de Vida para Incentivar Sua Fé em Deus” e “Um Livro Infantil sobre o Bispo Richard Allen: Uma Jornada Não-Violenta”. Allen fundou a Igreja Episcopal Metodista Africana.

Ela quer fornecer mais moradia para mulheres sobreviventes e expandir seu empreendimento social.

“A Igreja Metodista Unida está muito ligada à minha jornada”, disse ela. “Foi a Igreja Metodista Unida, através de uma doação da Junta Metodista Unida da Igreja e Sociedade, que me deu os fundos para comprar nosso primeiro balde de óleo de coco”, disse ela, rindo.

“Eu amo a Igreja Metodista Unida, que me apoiou em todas as etapas do meu ministério.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *