X Fórum Social Pan-Amazônico: Comunidades afetadas pela mineração e agronegócio denunciam violações aos direitos humanos e da natureza

Com o objetivo de denunciar os impactos causados pelo avanço da mineração e do agronegócio no estado do Maranhão, moradores e moradoras situados ao longo do Corredor Carajás se mobilizam para estarem presentes no X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA).

O Corredor Carajás compreende a extensão da Estrada de Ferro Carajás (EFC), que inicia na Serra de Carajás, no estado Pará, e segue até o litoral maranhense, no nordeste do Brasil. A mineradora Vale S.A., concessionária da ferrovia, é a principal empresa na região, onde há também forte presença da siderurgia, do agronegócio, projetos de energia, dentre outros.

Desde a instalação do Programa Grande Carajás nos estados do Pará e Maranhão, muitos impactos negativos seguem prejudicando a vida das comunidades e do meio ambiente no espaço de influência das atividades relacionadas à mineração ao longo do corredor. Neste amplo e diversificado território existem 27 municípios entre o Maranhão e o Pará, onde vivem cerca de 100 comunidades de agricultores familiares, ribeirinhos, quebradeiras de coco, quilombolas, indígenas e periferias urbanas.

As comunidades maranhenses que vivem na extensão da ferrovia irão para o FOSPA participar de intercâmbios com outras comunidades da Amazônia brasileira, de mesas de debates, rodas de conversas e trocas de experiências, a fim de fortalecer o movimento social de crítica ao modelo de exploração mineral e agronegócio que existem hoje no Brasil. Além disso, irão aproveitar os espaços para anunciar e compartilhar saberes sobre as práticas culturais, econômicas e sociais construídas em seus territórios, que promovem o bem comum e o respeito à natureza.

O Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA) será realizado de 28 a 31 de julho de 2022, na capital do Pará, Belém. O evento será um marco para o processo de mobilização e articulação entre movimentos sociais, organizações e pessoas, preocupadas com a defesa da Amazônia e engajadas em ações de proteção da natureza e da vida.

Atividades autogestionadas com participação das comunidades:

● Ciranda de Saberes e Resistências entre comunidades afetadas pelo agromineronegocio do Maranhão e Pará – Dia 29/07, durante a manhã, na Casa dos Povos e Direitos, no auditório do Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico.
● (In)Justiça fiscal e mineração. Onde ficam os direitos das populações e da natureza? | Lançamentos de pesquisas – Dia 29/07, às 16h, na Casa dos Povos e Direitos, sala 310.
● Mesa de debate: Mineração contra os Territórios na Amazônia: Violações, reparações e resistências – Dia 30/07, às 10h, na Casa dos Bens Comuns, sala 201.
● Ciranda de Mulheres latinoamericanas em resistência à mineração. Dia 30/07, às 10h, na Casa das Resistências das Mulheres, sala 2016.

Fonte: Justiça nos Trilhos: Larissa Santos (Coordenação Política) e  Lanna Luz.

X Fórum Social Pan-Amazônico
Data:28 a 31 de julho de 2022
Local:
 Belém (PA/Brasil) – Universidade Federal do Pará (UFPA), campus do Guamá.
Assessoria de imprensa:Erika Morhy: +51 91 99918-0228
E-mail: 
imprensafospax@gmail.com

Redes Sociais
Instagram: @fospaoficial
Twitter: @FospaOficial
Youtube: Forum Social PanAmazônico
https://www.fospabelem.com.br/pt_br/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *